SEMENTES
SEMENTES
“Somos associados de muitas empresas, batalhadores de muitos combates, irmãos de ideal e de alegria, de aflição e de luta em muitas jornadas na terra. Confiemos no Cristo para que o Cristo confie em nós”.
Somos a semente das sementes. Somos formadores de amor, paz, fraternidade, caridade e perdão, quando pendemos para o bem. Somos imantadores da violência, das guerras, do ódio, da inveja, do crime, do orgulho doentio, da gula, do despudor, quando pendemos para o mal. Perguntaríamos se Deus nos enviou a Terra para esses objetivos e com esses dons? Diríamos que sim! Deus nos deu o livre-arbítrio, a inteligência, o instinto e ficou ao nosso cargo, definirmos e separarmos o bem do mal. Deus estando em nossas consciências não interfere em nossas vidas. Perguntaríamos se ele pode intervir? Claro, Ele pode tudo. Deixou esse legado para nós, por sermos imperfeitos e além do mais, criados simples e “ignorantes”, mas com uma missão precípua e importante, a evolução. Por que o homem só pende para o mal? Raríssimas exceções são observadas. Foi Deus quem quis? Não. O homem sendo produto do meio, os atos assimilados e praticados por ele; são de sua inteira responsabilidade. E assim caminha a humanidade. A semente é a palavra de Deus. No mais simples vegetal que brota durante a primavera, milhões de sementes são emolduradas e formarão novas vidas. A semente pode se transformar no alimento sadio, no combustível opcional, no remédio acolhedor e no veneno mortal. Cabe ao homem reconhecer as qualidades benéficas e maléficas da semente. Se a terra for bem regada à colheita será uma dádiva, sem os cuidados necessários seria uma desgraça. Uma semente maligna que foi lançada a terra que proliferou rápido e seus efeitos danosos causam destruição e tristeza, chama-se violência. Ela está em abundância, sua colheita foi próspera para os homens que pregam o mal. Algumas sementes sobraram e são raras, porém importantes alcunhadas como antídoto do mal, o bem. O bem vem do coração, a válvula propulsora da vida, o mal sai da mente doentia e viciada cheia de pensamentos e energias negativas. Infelizmente! “Levanta-te e mira as montanhas, donde te vem o vento, o sol e a água, tu diriges o curso dos rios, tu que semeaste o vôo de tua alma. Levanta-te e olha tuas mãos, para crescer, aperta a de teu irmão; juntos nós iremos; unidos ao sangue, hoje é o tempo que pode ser amanhã. (Victor Jarra).
Assim caminha a humanidade. Jamais sejamos eunuco, devemos enfrentar com altivez os percalços da vida e com destinação um dia venceremos com certeza. “Desejava ter comigo um jóia de alto preço não tendo, porém, o ouro esse propósito esqueço, mas tendo fé em mim mesmo lembro-me, com razão de oferta-lhes o amor que expressa minha gratidão”. Um sábio. Ser uma semente voluntária é doar seu tempo, trabalho e talento para causas de interesse social e comunitário e com isso melhorar a qualidade de vida da sociedade. Seja mais uma semente e nos ajude a plantar o bem. Garanta a continuidade das ações e o aumento do número de pessoas beneficiadas com o amor e a caridade. As sementes que caem à beira do caminho e os pássaros comem, simbolizam os ensinamentos cujos ouvintes não dão à mínima atenção. Rapidamente se desvanecem no ar. Quantas pessoas há para as quais os ensinamentos do Cristo não passam de letra morta e que, como as sementes caídas sobre o pedregulho, nenhum fruto dão. Podemos mudar essa situação dolorosa em que vivemos? Sim. Pregando a paz, o amor, a caridade e o perdão, sementes divinas e dádivas divinas.
ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI E DA ALOMERCE