Crônica polêmica

É, meus amigos, polêmica sim, porque tem muitas opiniões...

No futebol tem dessas coisas.

Vou começar falando da derrota do Flamengo para o São Paulo e mesmo assim o Flamengo sagrou-se campeão!

--- não merecia, (apela a torcida adversária) pois o bonito seria uma digna vitória.

--- merecia sim, (defende a torcida flamenguista) porque o que vale é o que está no regulamento.

Depois entra aqueles que teimam em colocar o “SE”

--- é se o juiz no jogo do Flamengo e Internacional não tivesse roubado, prejudicando o time gaúcho, a história seria outra!...

Quando entrou a palavra “história” aí eu lembrei numa bela e importante história. Foi aquela Copa de 1970 no México. Vejam bem, a seleção brasileira estava no começo, com o técnico João Saldanha, este técnico, polêmico pra caramba! Não via o Pelé com bons olhos, dizia claramente que Pelé tinha um defeito na visão, deixava transparecer claramente que o gênio da bola ficaria na reserva diversas vezes.

Discussão daqui, discussão dali entre os entendedores de futebol, até político também, porque o Brasil estava numa ditadura brava... aconteceu que João Saldanha é substituído, entra o técnico Zagalo.

Começa a Copa no México. Pelé apela para o Zagalo:

--- Por favor, não me prejudique, quero jogar!

--- Lógico que sim, Pelé, você é indispensável no time.

A Copa começa, Pelé sempre dando um show, toda seleção foi fenomenal, aliás a inesquecível seleção.

Desde o começo o time brasileiro encantava. Mas vou comentar só do jogo do Brasil e Uruguai. Nossa! Nossa seleção tremia na base, entrou o efeito psicológico, o próprio Pelé relata, porque lembrava da Copa de 50 em que os uruguaios derrotou a favorita seleção brasileira dentro do Maracanã. O jogo termina o primeiro tempo empatado. Zagalo dá uma bronca no vestiário, mas no final o Brasil vence os uruguaios nas semifinais.

O time brasileiro encanta o mundo, todos mexicanos ali eram torcedores do Brasil de carteirinha. Analisando: é lógico que não foi só Pelé o responsável pela maravilha, todos jogos encantadores e o Brasil ali sagrar-se tricampeão, todo time mereceu, mas o gênio da bola brilhou... Se não tivessem tirado o técnico Saldanha, a história poderia ser outra!...