O Retrato Falado por Estereótipo

Na vida existem duas possibilidades intrigantes de ser: ser e não parecer e parecer e não ser, mas essa última acaba sendo de todo jeito (risos).

Você é médico vestido de branco, advogado trajado de paletó e gravata, artista se veste calça rasgada, recepcionista se encosta no balcão! Esses são alguns dos estereótipos, praticamente um rótulo para toda vida.

Esse é um fato tão comum, que muitas vezes o sujeito acaba se tornando mesmo a figura que muitos acham, e se conformam com a situação.

Não só de vestimentas são intituladas as pessoas por diversos traços de personalidades e atividades, mas também de comportamento. Ser educado se torna chato, se fala demais é mentiroso, se olha no espelho é narcisista, se canta no banheiro é amostrado, se usa reciclado é pirangueiro, se fala baixo é sonso, se olha de lado é desconfiado, se declara amor é cafona, se guarda no bolso roubou de alguém, se passa 5 minutos no banho é nojento, se cai em tentação uma vez é o demônio, se acelera o carro é imprudente, se facilita as coisas é abestalhado, se fala resumidamente é raso e grosso, se pondera é medroso, se chora é frágil...

E não tem solução, pelo menos não definitiva, já vi muita gente batendo boca ou mesmo tentando explicar com toda calma possível afim de desfazer o engano, mas no fim, dobrando a esquina, tem sempre mais alguém pronto para iniciar um episódio desconcertante.

Hábitos e costumes parecem mesmo tomar conta da gente, e quando entra em cena, até os mais cautelosos caem na bobagem, um exemplo comum é entrar numa loja e se reportar a primeira pessoa que encontrar e perguntar qual o preço de um objeto.

Eu lembro bem de uma história que aconteceu comigo, tinha já meus vinte e poucos anos, sentei num bar e logo veio o garçom, então ele me perguntou o que eu desejava, questionei para ele se tinha cachaça e das boas, ele perguntou como, como e como tantas vezes que falei moço quero uma cachaça, uma branquinha sabe, destilada boa. O homem todo sem graça saiu e voltou com a bebida e de longe percebia que ele me olhava sem acreditar.

Veja só você ser uma garota educada, bem vestida, simpática e não parecer ser certo pedir uma cachaça num bar (risos), com toda sinceridade, nunca consegui beber outra coisa com tanto prazer, até hoje é minha bebida preferida, adoro degustar cachaças.

Sei bem que algumas características nossas se encaixam perfeitamente em certas profissões, atividades, classes, estilos de vida... Mas acredito que está na hora de se encontrar um meio termo para isso, até porque constranger as pessoas não é legal, muito menos nos tempos atuais, onde chegamos a um nível tão alto de acessibilidade a informação.

Com toda certeza eu continuarei deixando claro quem sou, não vejo pessoas mais capazes de transformar para melhor o convívio social que as autênticas, esclarecidas e educadas.

Por mim uma boa resposta não passa em branco, sou do time do colorido, se é para expressar, defender uma causa verdadeira e benéfica, assim farei.

Já dizia minha bisa que desprevenido zomba do tempo, por isso trago na minha bagagem de vida, o necessário para me defender, fazer valer e jamais esquecer que sou mera aprendiz, só não aceito o retrato, mas a fala e as escolhas essas são minhas.

CarlaBezerra

Divina Flor
Enviado por Divina Flor em 25/02/2021
Código do texto: T7193122
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.