Imagem do Blogger Ilha Comprida Iguape Meus dois Amores

CARNAVAL DE IMPROVISOS


Não me recordo o ano e não vou pesquisar pra saber, creio que foi 1980.
Naquele carnaval resolvemos ir acampar em um Camping, que já tinha ouvido falar, no município de Limeira-SP., não conhecia ainda nem a cidade naquela época.
Preparamos tudo, o carro super carregado, saímos naquela manhã de sábado do ABC paulista.
O transito que não era favorável se tornou insuportável por vários quilômetros na Via Anhanguera. Foram quilômetros a fio por conta de um acidente que quase paralisou totalmente o tráfego.
Chegamos finalmente ao tal camping.
Não gostei do modo como era distribuído. Muito lotado e as barracas montadas uma ao lado da outra, muito diferente de onde sempre íamos, que nos proporcionava escolher em um grande parque o lugar ideal.
Já que fomos, escolhemos o lugar, descarregamos tudo e nos preparamos para montar a barraca, quando tivemos a grande e desagradável surpresa. A barraca estava toda podre, irrecuperável.
Recarregamos o carro e pegamos o caminho de volta para casa.
A frustração era grande, depois de alguns quilômetros decidimos ir para a praia.
GPS ou qualquer outro mapa eletrônico não sei se já passava na cabeça de alguém nesse mundo, na nossa com certeza não. O melhor que existia era o Guia 4 Rodas, esse eu tinha comigo, escolhemos ir para Iguape, Ilha Comprida.
Não fazia a menor ideia de como eram esses lugares, a não ser de ouvir meus amigos contarem das aventuras de suas pescarias em Ilha Comprida.
De onde estávamos escolhi passar por Sorocaba, Votorantim, Piedade seguindo o rumo da cidade de Juquiá.
Já era tarde quando chegamos na cidade de Tapiraí, no alto da serra, começou uma chuva fina que foi constante e serviu de tempero forte para aquele longo e desconhecido trecho de serra, de curvas fechadas e nenhum acostamento em nenhum dos dois sentidos. Parecia que aquilo não tinha fim.
Chegamos em Juquiá, onde passa a Br. São Paulo/Curitiba, de lá rumamos para Iguape, conseguimos vaga em um hotelzinho, jantamos e conseguimos ainda brincar o carnaval de rua que estava muito animado.
Acordamos de manhã, preparados para a praia saímos.
Eu desconhecia totalmente a geografia da cidade quando fui então descobrir que praia somente na Ilha Comprida e que o acesso era por balsa. Comprida de verdade era a fila de automóveis para entrar na balsa. Gastamos a manhã inteira do domingo naquela fila.
Finalmente na praia e a decepção de quem esperava algum conforto. Nada lá de infraestrutura, a beleza do lugar parecia não encobrir o nosso já cansaço e a fome. Pouco ficamos e acho que foi um acerto, pois pra voltar não pegamos fila na balsa, o que certamente iria logo começar a se formar.
Aproveitamos o resto do domingo de carnaval na cidade de Iguape.
Na segunda-feira resolvemos voltar pra casa, mas fomos pela Br. 101, paramos em Peruíbe e Praia Grande, no final da tarde encaramos o costumeiro e tumultuado trânsito subindo a serra pela Via Anchieta.
Pra nós aquele tumultuado carnaval foi uma aula de como é preciso estar atento com tudo e conhecer melhor os lugares para onde se pretende ir.
JV do Lago
Enviado por JV do Lago em 25/02/2021
Reeditado em 25/02/2021
Código do texto: T7192743
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.