UM APRENDIZADO REALISTA

Prof. Antônio de Oliveira

Em “Como ser leve em um mundo pesado”, Fernando Rocha cita, entre outras, a experiência da Casa do Zezinho, uma organização sem fins lucrativos, localizada na extrema zona sul de São Paulo, conhecida como Triângulo da Morte. Começou com sete crianças. A mentora dessa iniciativa foi Tia Dag, que elaborou a Pedagogia do Arco-Íris.

São quatro os pilares dessa proposta pedagógica: ser (espiritualidade), conhecer (ciências), saber (filosofia) e fazer (arte). Desde sua fundação, em 1994, o projeto atende a crianças e jovens em situação de alta vulnerabilidade social.

Esse nome, explica Dag, foi por causa dos vários tons, das várias cores e das várias histórias que cada um desses alunos trazia. Cada história mais triste que a outra. Começou a trabalhar com filhos de exilados políticos. O aprendizado se constrói a partir da realidade de cada pessoa. Há crianças e jovens que, por falta de condições básicas de uma sobrevivência digna, chegam sem nenhuma capacidade de concentração para aprender. Contexto esse que se leva em conta, como diagnóstico, para um prognóstico, um caminho de vida útil e de cidadão prestante. A motivação tem um espaço considerável para a adoção ou transformação num novo projeto de vida.O diálogo é chave de uma permanente campanha da fraternidade.

Extrapolando, a partir do ser humano como indivíduo dotado de razão, para atender todas as necessidades pessoais precisaríamos, na verdade, de uma Pedagogia do Calidoscópio. Aquele pequeno instrumento, cilíndrico, capaz de produzir um número infinito de combinações de imagens de cores variegadas.

Cada cabeça uma sentença, cada qual é cada qual, cada qual tem sua história de vida. Na prática, sabemos que isso, uma pedagogia caleidoscópica, não é facilmente viável. Já faz muito quem trabalha com as cores do arco-íris: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil (índigo), violeta. “Over the rainbow” só no sonhomágico de Judy Garland...

Antônio Oliveira MG
Enviado por Antônio Oliveira MG em 22/02/2021
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