VIDA VERSUS IDEOLOGIA

É mesmo difícil compreender o comportamento do ser humano. Isso se tornou ainda mais notório com a pandemia provocada pelo Covid-19. Apesar do número de mortes já ultrapassar a casa do meio milhão, uma boa parte da população brasileira não entendeu ainda o perigo que esse vírus representa. Muitos reclamam que o único assunto veiculado na TV é o Covid-19 e suas consequências letais. Ainda justificam tal reclamação alegando que, no Brasil, não se morre mais de outros problemas. Fico imaginando até aonde vai a ignorância dessa gente. Concordo plenamente com o grande jurista nosso quando afirma que “a chave misteriosa das desgraças que nos afligem é esta; e somente esta: a Ignorância! Ela é a mãe da servilidade e da miséria” (Rui Barbosa). De fato, o que nós estamos presenciando é uma total selvageria, um desejo de negar o óbvio. Um exemplo nítido dessa constatação se deu nessa tarde de domingo lá no Rio de Janeiro quando centenas de pessoas se aglomeraram para acompanhar a chegada dos deuses jogadores do Flamengo. A torcida do Internacional não deixou por menos e também se aglomeraram. Maioria absoluta sem máscara, desrespeitando todos os protocolos de segurança pensados para diminuir a proliferação do vírus. É como nos disse Goethe, “Não há nada mais terrível que a Ignorância”. Mesmo quem é fanático pelo seu time, coisa que até hoje não entendi como isso é possível, considerando a pandemia, poderia acompanhar o jogo e toda a movimenta do time pela TV, pelo rádio, pela internet, opções não faltam. Mas não só em relação ao futebol, o brasileiro tem desafiado as autoridades também em outros campos, principalmente em festas, bares, praias. Constantemente ouvimos relatos de que a polícia precisou agir para acabar com festas, paredões, para retirar o pessoal da areia da praia, das praças, enfim, é preciso a força policial para que oser humano cuide de sua própria saúde e, por consequência, de sua família também. Luther King estava mesmo certo ao afirmar que “nada no mundo é mais perigoso que a ignorância.” De fato, no Brasil, principalmente, é a ignorância, não o vírus, que já matou mais de meio milhão de brasileiros. Será se o conhecimento vai, um dia, superar essa ignorância que se instalou na sociedade brasileiro desde os tempos remotos e vem sendo impulsionado ultimamente?

Manoel R
Enviado por Manoel R em 21/02/2021
Reeditado em 02/07/2021
Código do texto: T7190048
Classificação de conteúdo: seguro