Pensar, querer e agir

Ainda era muito jovem, quando, na sala de aula, surgiu o questionamento sobre animais racionais e irracionais. E a diferença básica foi a "inteligência", que é a faculdade de pensar, querer e agir.

Assim, a propósito da minha trova anterior, sobre ser velho ou idoso, temos visto muita gente pulando o último desses atributos. Não basta apenas pensar e querer, mas também agir. É muito comum ouvir-se que "nada cai do céu ou não existe almoço grátis".

Se temos também essa faculdade de "agir", não devemos cruzar os braços, deixando que o tempo se passe sem que dele tiremos proveito.

E a ciência já provou que quanto mais ativo formos, mais distante de nós aquele malvado alemão permanecerá. E assa atividade terá de ser física e mentalmente.

Recentemente, aqui numa igreja vizinha, veio um padre, que também era psicólogo e, na sua homilia, disse: "quando eu saí daqui vou calçar meu tênis e vou caminhar naquela orla que é a mais bonita do Brasil."

Felizmente, é isto que também faço todos os dias, consciente de que me causa um bem tanto física quanto mentalmente, por contemplar a natureza.

Lamentavelmente, quem assim não procede tem recebido a visita do alemão, mesmo ainda mais jovem. Assim, que pratiquemos os três atributos do animal racional.

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 21/02/2021
Código do texto: T7189464
Classificação de conteúdo: seguro