NEM TUDO É BELEZA.

Ainda está escuro, abro o portão com cuidado, olho de um lado e outro… Nenhum movimento na rua, absoluto silêncio. Os primeiros passos são seguidos de uma oração, que é iniciada agradecendo a Deus pelo privilégio de ter mais um dia de vida, pelo ar que respiro, pela oportunidade do emprego - embora que não seja o trabalho dos meus sonhos - mas é através dele que o todo poderoso tem abençoado minha vida, sou imensamente agradecido por tudo que tenho.

O céu ainda escuro exibe estrelas bailarinas e cintilantes, parecem acenar para os terráqueos que, desatentos, se quer as percebem na imensidão celeste. Sou entre os poucos transeuntes da madrugada, o único aficionado olhando mais para o alto do que para frente. Vez e outra algum buraco na calçada me surpreende em tropeções desagradáveis, nada mais justo para quem olha mais para o céu do que para o chão onde pisa. Nem sempre a lua se faz presente, e quando se faz, a dama da noite aparece roubando toda atenção é dando um espetáculo de beleza.

Passos a mais por calçadas desniveladas, uma rua aqui e outra acolá, me encontro na 'Atanásio', vou tranquilo rumo ao trabalho, rua essa que termina na Avenida Itavuvu, com um pouco mais de caminhada e chegaria ao destino final, mas… Ainda na Atanásio, olho para o céu, ao leste, a luz do dia começa a despontar no horizonte, tons de vermelho e laranja salpicam nas despesas nuvens afogueadas e com estonteantes tonalidades. É de um espetáculo belíssimo, criação das mãos de um Deus perfeito, cujas obras são excelentes.

Nem tudo é beleza, infelizmente, em algumas dessas ruas, me deparo com jovens extremamente alcoolizados saindo de festas que varam de madrugada. Carros com sons altos, moços e moças com copos e suas bebidas destiladas. Eles gritam e dançam no meio da rua, entram na frente de carros, perturbam o silêncio dos outros. Passo por eles sempre de cabeça baixa, não os condeno, lamento pelo fato de direcionarem suas alegrias de modo tão errante. Essa é a nova tendência para esses novos tempos.

O homem descarrilou-se dos trilhos da sabedoria divina, trocou a sua identidade original por outra forjada nos domínios infernais. Buscam o prazer a todo custo, pagam alto preço por momentos de perdição. Para alguns desses jovens tais atitudes revelam apenas suas vontades triviais e reprimidas, extravagantes e inocentes aos seus olhos, porém, são esses caminhos de perdição. Quando vejo jovens tão belos e inteligentes, desperdiçando as suas vidas em coisas que não tem sentido, lágrimas correm dos olhos. No que se tornou o homem?

A passos lentos vou caminhando, olhos e coração no céu. Transeuntes apressados em suas bicicletas, desejosos para chegar ao trabalho, não é a vontade de chegar em um lugar maravilhoso e encantado que os motiva, é pelo medo de se atrasar e levar uma advertência. O sol ganha força, escala o azul celeste, um novo dia começa, uma nova oportunidade para aqueles que desejam fazer diferente em um mundo tão sem cor e igual.

Finalmente chego ao trabalho, pronto para mais um dia de batalha.

Tiago Macedo Pena
Enviado por Tiago Macedo Pena em 21/02/2021
Código do texto: T7189398
Classificação de conteúdo: seguro