Lampião recuou

Baseado em sua derrota na cidade de Mossoró, Rio Grande do Norte, cuja população usou a Igreja de São Vicente como trincheira para lutar contra o bando de Lampião, assim também fizemos na cidade baiana de Glória, às margens do São Francisco.

Tomando conhecimento de que o bando estava nas proximidades, combinamos utilizar a torre da igreja de Santo Antônio, localizada no centro da cidade, admitindo que o fator supertição do grupo resultaria num desfecho a nosso favor. Sim, em razão de sua derrota em Mossoró, eles diziam que não atacariam uma cidade com igreja na praça central.

Mas, pela pequenez de Glória, resolveram atacá-la. E nós, bem munidos de armas, nos posicionamos um de costas para outro, lá em cima da torre, de maneira que cada um atirava para um lado, fazendo com que logo os cangaceiros recuassem. E Lampião, o chefe do grupo, percebendo a nossa estratégia, aceitou o recuo dos seus comandados.

PS. Minha história inventada para um amigo que morava em Cruz das Almas, mas, casualmente, descobrimos que éramos conterrâneos, muito embora não contemporâneos. Ele, 22 anos à minha frente. Eu, nascido algum tempo depois da morte de Lampião.

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 20/02/2021
Reeditado em 20/02/2021
Código do texto: T7189122
Classificação de conteúdo: seguro