Sobre contextos e carreatas

É visível que aprecio a livre manifestação, especialmente a de pensamento. Tudo ou quase tudo que nos move é manifestação. A guerra é a mais cruel e indigna das manifestações. Uma guerra é sempre injustificável. Se fôssemos verdadeiramente pacíficos, inteligentes e sensíveis, não promoveríamos guerras.

Carreatas e contextos são as palavras que norteiam este texto. O contexto atual é o pior que experimentamos desde o nosso nascimento, um governo de despropósitos e insultos, uma pandemia virótica aterradora e uma crise econômica repleta de fome e de descaso. Cabe, então, perguntar: como, dentro de um contexto indigno como o atual, manifestar-se?

E quanto às carreatas? Quem tem tempo de sobra, saúde física e mental, dinheiro, alimentação, habitação, assistência médica e automóveis é quem tem também dinheiro à vontade. Você tem carro e dinheiro para combustível pelo preço atual? Pobres não têm. Em geral, pobres usam bicicleta, motocas, transporte coletivo em condições precárias. E tickets para o mês de trabalho. Foram todos reduzidos à sua insignificância... pobres moram longe. Longe de tudo e de todos. Pobres sofrem do raiar do dia até cair duro de cansaço em um lugar qualquer, pois nem sempre pobres têm camas. Pobres dormem com fome e, às vezes, sem tomar banho.

Eu não estou me referindo a você, que é pobre, mas “caga uma jaca” para que não pareça pobre. Compra fiado por toda parte, pratica artimanhas inimagináveis na tentativa de disfarçar a pobreza material, com a intelectual não se preocupa, até porque você é daqueles que acredita que intelectualidade não é necessária para quem tem dinheiro. Até certo ponto, até que você tem razão. Não explicarei.

O que vai fazer um rico numa carreata se ele é rico? Ele viaja, curte, passeia por onde bem quer, passa uma temporada em suas magníficas propriedades onde pobre só serve para o serviço pesado. Rico é rico. Pobre é pobre. Cada um cuide de si, que Deus cuida de todos. É o que esperamos e em que acreditamos.

Entendo, neste contexto, que a manifestação denominada carreata precisa desaparecer, pois nem podemos fazê-la e ela não serve mais a estes tempos. Queremos a Justiça de Deus e a Justiça dos homens, um dia elas virão, por certo. Nisto também esperamos e ainda acreditamos.