Direita/esquerda; Golias/Davi. Os Lusíadas e a CF

Há diversos perfis de direitistas, esquerdistas, centristas e até "ladistas" (acabo de inventar o termo) assim como há diversas personalidades humanas. Uns são inocentes, uns são úteis, outros são crentes, mais outros são voadores (esses são primos dos inocentes); alguns são inconvenientes e envergonham os familiares, os amigos, os colegas, os vizinhos, a rede social, os ambientes que frequentam. Há, ainda, os bons e os maus; os frios e os mornos (aqueles que Deus cuspirá); os quentes/passionais; os irresponsáveis, os mal-intencionados; os ladrões e os honestos; os fervorosos cristãos e os ateus. E assim vai o mundo entre polarizações, centrismos e "ladismos". Falta dizer que há os exagerados, os cheios de ódio, os insatisfeitos de toda sorte; os bem-comidos e os malcomidos; os bem servidos e os mal servidos. Jeito não vai ter a dar, a Humanidade vem fracassando a passos gigantescos, goliáticos (outra vez uma invencionice linguística). Fora o Golias, temos o Davi, aquele baixinho sofredor até que se revoltou e meteu a pedra na testa do sacana injusto. É disso que estamos falando e a raça maldita fingindo não saber, pois querem a vida toda, pelos séculos amém, que sempre venha um soldado brutamontes e mate o Davi. É, né? Esquece-se a raça de serpentes que Davi tem a inteligência, o raciocínio a seu favor. A ciência! Sim, pois para um baixote acertar aquela testa visguenta do soldado grandão, ele planejou, calculou e executou a ação com perfeição. E, como os inimigos pressentem a força do conhecimento, ainda que não o dominem e nem queiram dominar, eles compreendem algo muito simples, aquele torroio tem que morrer. Isto mesmo que tentam ao longo dos séculos fazer com todos os Davis, mas não conseguirão. A pedra está preparada e o sacana do Golias cairá mais uma vez. Aliás, essa pedra pode ser metafórica, Davi, que é inteligente, meterá um livro na testa de Golias, uma edição de Os Lusíadas, já que os juristas não têm a coragem suficiente para jogar na testa do soldadão um exemplar da Constituição Federal.