Bola na Rede

Um ace ou dupla falta, um winner ou bola fora, um voleio, smash, lob... Um gran willy! E ressoam os aplausos, sempre iguais, não importa quem está jogando ou a genialidade do golpe. Logo fica claro o porquê: é uma gravação para atenuar a ausência do público na enorme Rod Laver Arena, desde sábado, quando Melbourne entrou em lockdown após treze casos da variante britânica de COVID serem diagnosticados no estado.
Enquanto isso, a cepa tupiniquim se espalha no país do carnaval e surge um novo profissional no mercado: o promoter de festa clandestina, especializado em garantir a aglomeração de forma discreta, ou nem tanto, como a comemoração da vitória do novo presidente da Câmara. A polícia teve trabalho para fechar bailes, bares e boates por descumprimento das regras de distanciamento e do uso da máscara pelos despreocupados foliões que, porque a vida é curta e não admite vírgulas, se arriscam ao ponto final.
Eu não sei onde essa gente desaprendeu a ter medo da morte e passou a acreditar que instinto de sobrevivência é coisa de maricas. Ou que coletividade e ciência, de comunistas. Mentira. Sei, sim. Todos nós sabemos. Mas, por ora, temos que nos dar por satisfeitos com a triste figura do Pazuello processado por sua incompetência, quando apenas fez, com eficiência, aquilo que foi nomeado para fazer: nada.
Voltando ao torneio de tênis, em uma das partidas desse período sem plateia, as palmas soaram fora de hora e pensei que talvez o responsável não saiba diferenciar um erro não forçado de um lance digno de ovação.
Lembrei de amigos que ainda apoiam este governo, que nas pesquisas de opinião colocam-se na faixa do bom ou ótimo e que festejam cada bobagem proferida naquela lives tenebrosas, mas são incapazes de responder porque, de citar alguma coisa boa que dali tenha surgido... Como um DJ que lança aplausos supondo que bola na rede é gol.

 
Texto publicado na minha coluna semanal do jornal Alô Brasília.
Veja no jornal acessando:
http://alo.com.br/impresso/sex-19-02-2021/
Estou na página 7, Vida e Lazer.

Dados da imagem: Borda foto criado por freepic.diller - br.freepik.com