O menino que conheceu o Governo
Enquanto os demais irmãos ainda estudavam na escola rural, uma das irmãs foi estudar na cidade. E minha mãe já profetizava: "formar-se para trabalhar no Governo, que tem emprego garantido para a vida toda". Era essa a sua visão, porque sempre morou no campo, naquele nosso seco sertão. A vantagem era estar às margens do São Francisco, onde água não faltaria.
Também por essa razão, o governo ali se fez presente, criando órgãos destinados a projetos de "agricultura irrigada", a partir da produção de energia elétrica de Paulo Afonso.
Assim, contando com a participação do então Ministro da Agricultura, o pernambucano Apolônio Sales, o município de Petrolândia começou a implementar o fomento da agricultura irrigada, até hoje a principal fonte econômica da região, que se estendeu também para as regiões de Juazeiro e Petrolina.
Muito embora a irmã que foi primeiro para a cidade não tenha aderido ao serviço público, três dos irmãos ali ingressaram, indo até suas respectivas aposentadorias. O sonho de uma mãe sertaneja, ao menos parcialmente, foi alcançado.