Dupla Naturalidade
Muito mais por uma questão de conveniência do que propriamente pelo sentimento nativista, fui registrado no município vizinho, bastando para isto atravessar o rio. Assim, tenho uma naturalidade de fato e a outra de direito.
Enquanto a sede do nosso município, a cidade de Glória, Bahia, ficava a uns 30 quilômetros de distância, a vizinha cidade de Petrolândia, Pernambuco, ficava a apenas 3 quilômetros, do outro lado do rio São Francisco. Por isso, dos 6 irmãos, 3 foram registrados em Petrolândia. Acho que sempre levando em conta a maior facilidade, em razão da distância.
A partir da adolescência, foi também aonde fomos estudar, em razão da precariedade da escola rural. Assim, todos os motivos para a nossa ligação muito maior com Petrolândia do que com Glória.
Depois, no meu caso, com maior tempo de convívio em Alagoas, mais da metade de minha vida, poderia também admitir uma terceira naturalidade. Afinal, no meu coração ainda cabe não só os 3 estados nordestinos, mas todo esse nosso Brasilzão.