Marcha da Quarta-Feira de Cinzas

SEMPRE na quarta-feira de cinzas, mesmo sem ter sido um grande folião(a asma nunca me permitiu), costumo, assim que acordo, ouvir a música linda de Carlinhos Lira e Vinicius de Moraes, "Marcha da Quarta-Feira de Cinzas", principalmente na voz da saudosa Musa da MPB, Nara Leão (ela canta a música com uma melancolia aliada à esperança). Logo nos primeiros versos fico emocionado:"Acabou o nosso carnaval/ Ninguém ouve cantar canções/ Ninguém passa brincando feliz/ E nos corações saudade e cinzas foi o que restou...". Confesso, os olhos começam a marejar. Juro.

Tudo bem, mas se este ano não tivemos carnaval por que este véio caduco foi ouvir essa música? Explico: porque possuo uma memória e os carnavais fazem parte dela. E mais que os carnavais, a poesia do cotidiano, aquilo que vem das nossas tradições,cultura, hábitos e costumes tão bem traduzidos pelos poetas, as antenas da raça. Mais:estamos vivendo um momento que nos induz a pensar muito no passado e valorizar o que vivemos antes desse mal nos isolar. Além disso a poesia, notadamente às das músicas retemperam as nossas forças para lutar pela vida. É cono canta a música: "E no entanto é preciso cantar/ mais que nunca é preciso cantar/ e acordar a cidade".

Adoro essa música. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 17/02/2021
Código do texto: T7186547
Classificação de conteúdo: seguro