O mais belo dos rituais
Ainda criança, com meus oito anos,participava do Catecismo preparatório para a Primeira Eucaristia_grupo de alunos da Escola Estadual de Primeiro Grau "Embaixador Rodrigues Alves", curso no Colégio do Carmo, aos sábados, com direito a café com leite e bolo, até a Primeira Comunhão.
O folheto da Missa
Decorávamos, inclusive,a fala do Padre, e lhes garanto que não esqueço as palavras que fazem parte do rito da Missa, motivo da utilização de folhetos.
Sagrado
Independente da crença religiosa, admitimos a riqueza dos rituais da Missa,dos Cultos, quando os fiéis, como uma platéia, seguem no mesmo tempo e a mesma ordem. Os Cânticos, as palmas,as reverências,o silêncio.
O corpo e sangue de Cristo ali representados , compondo o culto,impondo respeito, chamando à reflexão e ao silêncio.Reside aí a unicidade dos ritos, que se reconhecem na busca da Paz no coração, da Mente tranquila e do Espírito da Bondade,da Compaixão e da Misericórdia.
A busca
Reconheço ali a busca pela Cura de nossas mazelas,de nossos anseios,da tranquilidade da Alma.
O segredo talvez esteja no abraço ou aperto de mãos, e Eis o Mistério da Fé
A esperança deverá estar quando Anunciamos, Senhor, a Vossa morte e proclamamos Vossa Ressurreição
O despertar da crença em uma sociedade com mínimo de dignidade, está em rezar a Oração do Pai Nosso
E nós, com todas as nossas mazelas,com uma Pandemia devastadora,com pais matando filhos, esposos ferindo de morte seus pares, mulheres sendo violentadas em sua dignidade, moradores de rua na mais completa penúria, jovens zumbis da droga gritando na madrugada,a pedir socorro,
E nós dobramos os joelhos, nos penitenchamos, e rogamos a Deus, todo- poderoso, tenha Compaixão de nós, perdoe nossos pecados e nos conduza à Vida eterna.
Amém, para cada crença que clareie nossa Mente, conceda-nos a Paz no coração.
Nadia Silva
15/02/2021