OS NÚMEROS IMPRESSIONANTES DA GRIPE ESPANHOLA... 10h48min.

A chamada Gripe Espanhola, na realidade não começou na Espanha, mas sim no Kansas, EUA, num acampamento militar de preparo para militares que iriam para Europa, quase no fim da Primeira Guerra Mundial, em março de 1918*...

Os números desta pandemia são impressionantes, visto que a população mundial da época era em torno de 2 bilhões de pessoas, há estimativa, um quarto da população, ou seja, em torno de 500 milhões de pessoas contrariam este vírus*...

Na época o país, tinha em torno de 30 milhões de habitantes, com a afirmação que esta pandemia chegou através de um navio Britânico, Demerara, que aportou em nosso território em setembro de 1918*...

As primeiras vítimas foram acontecendo, sem que as autoridades não enxergassem a gravidade da pandemia. Até mesmo o presidente recém eleito Rodrigues Alves, faleceu antes da posse em 15 de novembro de 1918*...

Ontem como hoje esta pandemia foi parando o país, pois não havia vacina, muitos oportunistas ofereciam remédios milagrosos, que evitava e até curava a gripe, o Quinino, remédio para malária, tinha uso de destaque...

Quanto aos números de vítimas, os números são assustadores, pois se afirma que faleceram entre 50 m. a 100 m. de pessoas, quanto ao nosso país, em torno de 35 mil pessoas, será que estes números são confiáveis? Em se considerando os milhões de mortes a níveis mundiais? A pandemia durou dois anos e 11meses, com três ondas, assim como veio se foi...

Hoje o mundo tem um pouco mais de 7b de habitantes, com 2.395.619 mortes atribuídos a Covid 19, nos EUA mais de 480 mil mortes, em nosso país perto de 240 mil, índia mais de 155 mil...

No final tudo é uma mutação do vírus H1H1, que ressurgiu nos anos 2000...

Finalmente dá a impressão que os números não batem, se levarmos em consideração que na Gripe Espanhola, o número de vítimas, a nível mundial andou perto de 100 milhões, e o nosso país teve tão somente 35 vítimas, e agora com o número global, perto de 2.400 milhões de pessoas que perderam suas vidas, e o nosso país já está próximo de 240 mil, são números bem elevados, em comparação com a pandemia anterior... Que este pesadelo passe logo para que a vidas das pessoas possa voltar a normalidade. No final fica a dúvida: onde estará a real verdade dos números? 11h32min.

Curitiba, 15 de fevereiro de 2021 – Reflexões do Cotidiano – Saul

*Números e nomes compilados da Wikipedia.

https://www.recantodaslatras.com.br/autores/walmorzimerman

mesagensespirtas.site walmor.zimerman@bol.com.br

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 15/02/2021
Código do texto: T7184891
Classificação de conteúdo: seguro