ALUNO NÃO É DISCÍPULO, PROFESSOR NÃO É MESTRE ("Miserável coisa é pensar ser mestre, quem nunca soube ser discípulo." — F. de Rosas)
Quando li esta frase de Paolo Mantegazza: "Mestre que não é amado pelos seus discípulos é um mau mestre." Eu me desesperei para entender o que está acontecendo comigo. Será que a culpa é toda minha pelo DESCASO QUE SOFRO NAS ESCOLAS EM QUE PASSEI? Em minhas aulas que ministro atualmente, o que acontece para serem tão desrespeitadas? Lembrei-me de uma aluna da primeira série do Ensino Médio, quando a repreendi porque me trouxe para "vistar", valendo nota, seu caderno com as atividades copiadas da colega. Então lhe disse: — como você conversa paralelamente a aula toda, nunca assistiu uma aula minha de sociologia, aliás perturbou todas, e tem todas as atividades no caderno? Mas, "quem fala o que quer escuta o que não quer". Eu não precisava ouvir o que ela tinha para me dizer: — Não me interesso em suas aulas, porque não concordo com nada que você fala. Bastava eu ficar calado, para dormir em paz naquele dia! Então, depois de um tempo de agonia e inquietação no espírito, confortei-me na concepção DE TER alunos e não discípulos. MEUS Conceitos ESTAVAM EQUIVOCADOS, ALUNO NÃO É DISCÍPULO, PROFESSOR NÃO É MESTRE. Aff, que alívio!
Paulo Freire tinha dito que ninguém ensina ninguém, as pessoas aprendem. Os alunos agora querem ensinar os professores ou querem apenas domesticá-los, fazendo resistência às suas boas intenções. Professores bem sucedidos são os que dizem o que os alunos querem ouvir. Por que ainda existem escolas e educação formal? "O mestre disse: Por natureza, os homens são próximos; a educação é que os afasta." (Confúcio). CiFA