Espelho Retrovisor

Muitos sentimentos podem permear minha mente quando eu olho para o passado, mas tenho a extrema incapacidade de enxergar o que foi bom, e me distraio com as culpas (as minhas também), remorsos, perdas e uma infinidade de ponderações negativas que ocorreram.

É estranho isso, pois nenhum caminho é deserto apenas, nenhum rio é só revolta e nenhuma vida é só miséria..., mas eu tenho essa incapacidade de ver o que foi bom...

É justamente nesse ponto em que tudo pode ser mudado..., sentir ou ressentir, ver ou rever, viver ou reviver todos esses dissabores fazem de mim um sujeito amargo, auto piedoso e avesso a todas as coisas que podem compor uma existência ao menos saudável.

Olhar o passado de modo complacente me coloca lá novamente, e lá permaneço em situações de insalubridade mental e de desesperança emocional, ao passo que uma convivência harmoniosa e balanceada com esses sentimentos de ontem, que se dão através de uma visão mais ampla e de um rigor menos extremo para comigo mesmo, me fazem me sentir leve, para viver a única coisa que realmente existe: o momento presente, e sua explosiva capacidade de construir um futuro diferente.

Nada, absolutamente nada que se passou pode ser mudado, mas agora eu posso olhar para trás com uma visão nova, a visão de que a partir de agora o meu futuro começa a ser construído.