POLÍTICA E RELIGIÃO MOLDAM O CARÁTER ("A política é a ciência da liberdade." — Pierre-Joseph Proudhon) — ("A religião é ótima para manter as pessoas caladas." — Napoleão Bonaparte)

Era mais um dia na sala de aula, o quadro negro à minha frente, testemunha silenciosa de tantas batalhas travadas em nome do conhecimento. Eu, professor de filosofia há mais anos do que gostaria de admitir, me preparava para mais uma aula sobre Karl Marx e seus conceitos sobre trabalho. Mal sabia que aquele dia marcaria uma virada em minha carreira e em minha visão sobre o ensino.

O giz deslizava suavemente pelo quadro, deixando um rastro branco de ideias que eu esperava que frutificassem nas mentes jovens à minha frente. Foi quando mencionei, quase casualmente, que a prostituição poderia ser considerada uma forma de trabalho sob a ótica marxista. O silêncio que se seguiu foi quebrado por uma voz estridente: "Eu acho desnecessário!"

Aquelas palavras, vindas de um aluno conhecido por sua indisciplina, caíram como um raio em uma atmosfera até então serena. Senti o olhar de todos os outros estudantes sobre mim, alguns curiosos, outros chocados, poucos compreensivos. Naquele momento, percebi que estava pisando em ovos, como tantas vezes antes.

O velho clichê "política e religião não se discute" ecoou em minha mente. Quantas vezes eu havia lutado contra essa máxima, defendendo a necessidade de debatermos esses temas fundamentais para nossa sociedade? Sempre acreditei que discutir política e religião é não apenas necessário, mas vital para o crescimento intelectual e a melhora da sociedade. No entanto, percebi que nossa capacidade de diálogo foi, aos poucos, sendo atrofiada, transformando a sala de aula em um campo minado.

Engoli em seco, sentindo o gosto amargo da impotência. Como chegamos a este ponto? Em que momento os papéis se inverteram tão drasticamente, que agora são os alunos que ditam o que pode ou não ser discutido em sala de aula? Se nos afastamos dos temas que regem o mundo, aceitamos passivamente as decisões de líderes nem sempre bem-intencionados. Isso é, no mínimo, um perigo.

Lembrei-me de todas as vezes que ouvi pessoas falando sobre como ensinar, como se a educação fosse uma receita de bolo que qualquer um pudesse seguir. Mas quem ensina o aluno a aprender? Quem lhes mostra a importância de questionar, de buscar conhecimento além do confortável e do familiar? Hoje, todos querem ensinar o professor a ensinar, mas poucos se preocupam em ensinar o aluno a aprender. E é aí que mora o problema.

Olhei para aquele jovem, que agora sorria vitorioso para seus colegas, como se tivesse conquistado algum troféu imaginário. Percebi que ele era apenas um sintoma de um problema muito maior: o empoderamento excessivo dos alunos, transformados em clientes a serem agradados a qualquer custo. "Eles pagam nosso salário", dizem alguns. Bem pudera que fosse verdade, talvez assim valorizassem mais o que recebem. Mas a realidade é outra, muito mais complexa e desafiadora.

A verdade é que a qualidade da educação pública é muitas vezes comprometida por esse empoderamento exagerado dos alunos, que frequentemente desrespeitam o espaço do educador em busca de um suposto poder que acreditam possuir. Acreditam que, por serem parte do sistema, têm o direito de decidir sobre tudo, inclusive sobre o conteúdo das aulas.

Respirei fundo, decidindo que aquele não seria o fim da discussão, mas o começo de uma nova abordagem. Se eu não podia falar abertamente sobre certos temas, encontraria outras formas de estimular o pensamento crítico daqueles jovens. Saí da sala naquele dia com uma certeza: a educação pública precisa de uma revolução. Não uma revolução de métodos ou currículos, mas uma revolução de mentalidades. Precisamos resgatar o respeito pelo conhecimento, pela figura do educador e, principalmente, pelo poder transformador do debate livre e respeitoso.

Enquanto caminhava para casa, o peso do giz em meu bolso me lembrava que cada aula é uma oportunidade. Uma oportunidade de plantar sementes de curiosidade, de cultivar mentes questionadoras e de, quem sabe, formar cidadãos que não tenham medo de discutir política e religião, mas que saibam fazê-lo com sabedoria e respeito.

Termino essa reflexão com um chamado: que não deixemos o silêncio vencer. Discutir política, religião, filosofia ou qualquer outro tema relevante não é só direito, mas dever de todos que se preocupam com o futuro. Que tenhamos coragem de questionar, de aprender, e, sobretudo, de ensinar com a paixão que só a verdadeira educação pode proporcionar. Afinal, não é o silêncio que nos torna melhores, mas a capacidade de ouvir e ser ouvido, de ensinar e aprender, de questionar e crescer.

A luta continua, dia após dia, aula após aula. E eu, professor atrofiado mas não derrotado, sigo em frente, acreditando que um dia colheremos os frutos dessa árdua semeadura.

Questões para Reflexão e Discussão:

1. Qual a principal tensão apresentada no texto?

O texto apresenta uma tensão entre a liberdade de expressão e a necessidade de limites em sala de aula, colocando em xeque o papel do professor e do aluno na construção do conhecimento.

2. Como o autor vê a relação entre professor e aluno?

O autor demonstra uma visão tradicional do professor como autoridade e transmissor de conhecimento, mas também expressa a necessidade de uma relação mais dialógica e respeitosa com os alunos.

3. Quais são os desafios enfrentados pelo professor na atualidade, segundo o texto?

O texto aponta para diversos desafios, como a indisciplina dos alunos, a pressão por resultados, a falta de respeito pelo conhecimento e a dificuldade de abordar temas polêmicos.

4. Qual a importância do debate em sala de aula?

O debate é fundamental para o desenvolvimento do pensamento crítico, da capacidade de argumentação e da formação de cidadãos mais conscientes.

5. Como a escola pode contribuir para a formação de cidadãos mais críticos e engajados?

A escola pode contribuir para a formação de cidadãos mais críticos e engajados ao promover o debate, o questionamento, o respeito à diversidade de opiniões e o desenvolvimento do pensamento crítico.