A PESSOA QUE TEM O CORAÇÃO FERIDO, QUALQUER COISA A MACHUCA

Muitas vezes o coração está ferido de amar errado. Outras vezes de amar demais, de querer demais, de viver demais. Tudo parece pouco. A verdade é que a pessoa que tem o coração ferido, qualquer coisa a machuca. É fato incontroverso. A própria história ratifica esta assertiva.

A este respeito não outro explicou melhor do que o saudoso Padre Léo que com muita perspicácia em uma homilia sabiamente disse: “Sabe como os judeus se saúdam? “Schalom”. Sabe como os árabes se saúdam? “Salam”, que significa paz. Sabe onde começou essa guerra medonha entre judeus e árabes? Volte na Bíblia, em Gênesis".

Sara não podia ter filhos. Mas Deus disse que Abraão seria pai. Sara inventou uma saída humana. Pegou a empregada para se unir a Abraão. E tiveram um filho: Ismael. Mas depois Sara começou a sentir ciúme. Olha o que a falta de cura interior faz. Ao olhar para a criança, Sara começou a se sentir ameaçada.

A pessoa que tem o coração ferido, qualquer coisa a machuca. E no seu coração, a mágoa por não ser mãe. Era uma mágoa contra Deus e contra si mesma. E aquela mágoa foi se transformando num ódio, é nisso que a mágoa sempre se transforma.

E chegou o momento em que ela ficou grávida, que ao invés de perceber a graça de Deus agindo em sua vida, ela obrigou Abraão a expulsar a empregada. E ele a expulsou. E foi embora Agar e o filho de Abraão, Ismael. Quem é Ismael? Quando você lê sobre a briga dos irmãos de José, e eles venderam José para o Egito, para os ismaelitas. Os ismaelitas são o povo árabe. Ismael é o pai do povo árabe. Por isso que o povo árabe tem Abraão como pai.

Sara teve seu filho, segundo filho de Abraão, Isaac, pai do povo de Israel. Árabes e israelitas são filhos do mesmo pai com mães diferentes.

A guerra começou no coração de Sara. E foi crescendo, crescendo... Até chegar na queda do World Trade Center. Por que os árabes foram derrubar o prédio? Porque Nova Iorque é o lugar do mundo onde mais tem judeu. Os grandes banqueiros do mundo são judeus e a maioria tinha sede numa das torres.

Pois hoje Jesus ressuscitado diz para mim e para você que devemos ser sementes de paz. Eu posso ser semente de desgraça, como Sara foi, mas também posso ser semente de paz.

Vamos acolher os ensinamentos do Padre Léo, visto que, na atualidade, a pandemia nos confronta diariamente com dilemas, alguns impossíveis de resolver. Temos nos confrontado com perguntas difíceis de responder. Em determinadas situações, é até impossível encontrar uma resposta correta. É nestes momentos que devemos ter cuidado, pois é mais fácil ser semente de desgraça do que de paz, mas não esqueçamos a semente que germina sem dúvida é a da PAZ.