Grand Slam

Australian Open! Viva!
Sim. Eu gosto de tênis. Jogava até o início da pandemia e, desde que me tornei reclusa, minha única relação com o esporte é pelos torneios na TV e vendo, nos grupos de zap, os amigos que não têm medo do vírus mau, do vírus mau, do vírus mau agendarem e comentarem seus jogos.
Como a onda Guga já passou, há poucos brasileiros no circuito e, desde que não chovam zebras em Melbourne, apenas dois têm chances reais de avançar às últimas etapas de um torneio deste nível: Bruno Soares e Marcelo Melo, ambos na categoria de duplas. Ainda assim, é impossível assistir a uma partida sem torcer pelo brasileiro da vez, pelo favorito ou por um azarão simpático. E isso vale para as tenistas, também. Emoção garantida.
Gosto, especialmente, desses torneios que acontecem do outro lado do mundo, como é o caso do Aberto da Austrália, porque as transmissões ocorrem fora do meu horário de trabalho e posso acompanhar os jogos. Melhor! Eles me afastam dos noticiários e, tem horas que a gente precisa mesmo desse afastamento, porque tá difícil. Saudades de quando eu concordava com o Zé Simão, que diz que o Brasil é o país da piada pronta. Hoje, está mais para republiqueta da tragédia anunciada.
Então, lembro que, fora os engulhos de Brasília, o assunto da vez, inclusive entre jornalistas sérios e até alguns intelectuais foi o, pasmem, BBB. Parece que há uma moçoila lá, negra, que arrota preconceito contra a raça, dando munição para racistas se posicionarem contra o movimento que ela, obviamente, não representa. Fazer o quê? Essa gente tacanha perdeu de vez o pudor quando o mundo deu essa guinada para a direita extrema. Agora é aguentar, até ele dar meia volta de novo, ou até que as empresas de mídia, para desespero das hordas presidenciais, sigam os passos das big techs e comecem, também, a combater fake news e discursos de ódio que, a título de liberdade de expressão, ganharam tanto espaço nesses dias sombrios e... Quando é mesmo o próximo torneio?

 
Texto publicado na minha coluna semanal do jornal Alô Brasília.
Veja no jornal acessando:
http://alo.com.br/impresso/qui-11-02-2021/
Estou na página 7, Vida e Lazer.

Imagem daqui