SÃO PEDRO

Ao meu amigo

Pietro Carlos

SÃO PEDRO

Conhecemos São Pedro, ignorando seu nome na vida profana de pescador, tão conhecido como Simão.

Era filho de João, nasceu em Betsaida era irmão de André.

Tinha uma personalidade forte de gênio impulsivo, porém era generoso e corajoso.

Era de pouca instrução e dedicado à pescaria, em sociedade com seu irmão André, no Lago de Genesaré, popularmente chamado de Mar Tiberíedes, ou Mar da Galiléia, mantinha o costume de pescar de uma forma sui generis, sem calção, literalmente pelado; tinha que se vestir quando chegava à beira mar para transportar seus peixes da rede.

Era casado, mas nada se sabe sobre sua mulher, nem mesmo seu nome e nem o da sua Sogra que ele muitas vezes mencionava. Mas levava sua esposa nas missões, para preparar as refeições dos discípulos.

Provavelmente o casal tenha tido filhos, porém a vida secular não foi biografada, muito menos nomeado nos Evangelhos.

Simão encontrou Jesus através do seu irmão André, que era discípulo de João Batista e foi quem o apresentou o Jesus.

Surgiu desta apresentação o convite a Simão de segui-lo e disse-lhe: “Tu és Simão, filho de João; chamar-te-ás Cefas" cujo nome traduzido para o português significa Pedro ou Pedra.

O significado disso é que sobre esta Pedra se Edificará a sua Igreja, que já se fazia presente através da barca de Simão, que Jesus usava para pregar na Galiléia.

Cafarnaum era a cidade sede onde partia Jesus para todas as incursões evangelizadoras, do mesmo modo que fez da casa de Simão a sua Catedral, sempre lá se hospedando.

São Pedro é conhecido como o porteiro do Céu, porque num diálogo com Jesus Ele disse a Pedro: “Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei Minha Igreja, e as portas do Inferno nunca prevalecerão. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus e o que ligares na Terra será ligado nos Céus”.

No dia de Pentecostes desceu sobre os Apóstolos línguas de fogo que pousaram sobre as cabeças deles, passando cada um a falar no idioma diferente aos seus estrangeiros.

Caifás, o Sumo Rabino, invejoso do progresso dos cristãos, reuniu a Congregação Rabínica e decidiriam mandar prender São Pedro que ficou confinado numa cadeia. Mas à noite um Anjo lhe flanqueou as grades conduzindo para fora a fim de continuar a sua pregação.

Foi condenado a morte por crucificação e solicitou então que fosse de cabeça para baixo por ser julgado indigno de morrer na mesma posição de Cristo.

Executado no dia 29 de junho encontra-se sepultado na sua Basílica, em Roma.

São Paulo, 28 de Junho de 2014.

José Francisco Ferraz Luz

CHICO LUZ
Enviado por CHICO LUZ em 10/02/2021
Código do texto: T7181562
Classificação de conteúdo: seguro