o que move

O que move alguém a escrever crônicas?

Muitos são os fatores. Aqui vão alguns:

JEITO PARA A COISA - muito raramente. Poucos pobres mortais nascem com esse dom.

TÉDIO - faz cinco horas e meia que você está na frente da televisão. Você já viu desenhos animados japoneses, telejornais, o programa sobre a vida dos famosos, um seriado e um filme. Suas juntas doem de tanto ficar sentado. O horizonte começa a tingir-se das cores do sol poente. De repente você percebe que alguma coisa deve ser feita. Algo que você nunca fez antes. Você se levanta de um pulo, pega o controle remoto e desliga a TV. Arranja um pedaço de papel e começa a escrever uma crônica.

AÇÃO DE CORPOS CELESTES - o alinhamento de mais de setecentas e vinte e três estrelas por um décimo de segundo pode gerar uma onda de energia que atravessa a galáxia e pode afetar cérebros humanos. A maioria das pessoas é, por motivos desconhecidos, imune a essa onda. O restante escreve crônicas quando é atingido.

DESLUMBRAMENTO - você está lendo as duzentas melhores crônicas de Rubem Braga e se sente intelectualmente extasiado. Com lágrimas nos olhos, fecha o livro e abraça-o. Depois de guardá-lo com cuidado, você entende que alguma Entidade Superior deve estar querendo te dizer alguma coisa. Você vai até a janela e grita:

- Eu aceito minha missão!!

PRETENSÃO - você acha que tem jeito para a coisa.

PRESSÃO - seus colegas do curso organizam um jornal com nome esquisito e você se oferece para ser um dos cronistas. O editor fica no seu pé. Bem feito, mané, quem mandou ser pretensioso?

Renan S F Almeida
Enviado por Renan S F Almeida em 10/02/2021
Código do texto: T7181420
Classificação de conteúdo: seguro