DE GERAÇÃO PARA GERAÇÃO

DE GERAÇÃO PARA GERAÇÃO

terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

Mesmo que não se deseje, é comum a comparação entre as pessoas, os tempos, as coisas e tudo o que tem a ver com a vida. A que levamos nesse nosso cotidiano.

Daí que a constatação sobre as muitas diferenças existentes entre tudo e todos fica em plena e total evidência. E, claro, cada uma das gerações envolvidas nessas discussões buscarão puxar a brasa para as suas sardinhas, no tocante a evidenciar seu valor, sua importância e afins, em relação às outras. Isso é normal.

Só que existem detalhes que não são percebidos pelas pessoas nessas ocasiões. Os costumes, os conceitos morais, os comportamentos e até mesmo o progresso entre uma e outra, muda a história de todos.

Também é natural que as gerações de outrora, comparando com as atuais e futuras, afirmarão que tudo dos seus tempos são mais e/ou melhores do que os tempos mais novos ou atuais. E tais discussões serão perenes, porque as mudanças se darão e serão permanentes entre as gerações.

E sem querer puxar a sardinha para a minha brasa, haja vista que já sou sexagenário, quase alcançando a faixa seguinte, não tenho alternativa para não afirmar que a vida atual, em relação à anterior, é e está muito diferente das épocas anteriores, digamos trinta, quarenta ou mais anos atrás. Mas para pior.

Fora a tecnologia, que mudou radicalmente quase tudo das épocas passadas, um outro fator é preponderante em mudanças profundas: a moral e os costumes. Esses, hoje, são absolutamente contrários àquilo que se viveu em anos e séculos passados. E isto acaba por tirar o sossego e a tranquilidade dos mais velhos que ainda estão vivos nesse presente.

Um simples exemplo, dentre muitos deles, pode configurar e confirmar as diferenças entre esses tempos e os passados. O programa do BBB. E mesmo que alguém não o assista, e esse é o meu caso, não fica ileso do que ali se passa porque isso vira uma febre na mídia. Daí que alcança a quase todos no mundo.

E o que esse programa mostra? É tanta coisa que não dará para ser descrita num espaço como esse, por questão óbvia. Mas tudo ali demonstra o que podemos classificar como "falta de tudo": respeito, moral, pudor, vergonha, decência, e vai por aí nessa linha.

Mas o preocupante, a juízo desse autor, é a confrontação com que as pessoas se encaram. Disputam propriedades sem o menor sentido. E pior, demonstram fraquezas em tudo o que alegam, mostram e abordam. E isso fica facilmente configurado nas anomalias que criam para a assistência. É de estarrecer. Mas não para a última geração, porque esta já nasceu dentro do horror que está aí para todos. Eis a diferença.

Falam muito em evolução. Mas em se tratando da humana, não se pode deixar de perceber que esta não está se dando. E, paradoxalmente, tudo o que nos mostra é um tremendo retrocesso, uma involução, no caso, o que nos levará, com certeza, para o fim da humanidade.

E quem estiver ainda vivo num futuro próximo ou, no máximo, médio, testemunhará tal fim.

*Em tempo: essas duas últimas gerações praticamente já nasceram com tudo: casa, comida, roupa lavada, tênis de marca, celular e internet. Mas nem sabem como alcançaram tais facilidades. Mas as gerações de antes, sim. Essas deram um duro danado para dispor tais facilidades à essas gerações.

Terceiro Milenio
Enviado por Terceiro Milenio em 09/02/2021
Código do texto: T7180189
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.