O BARCO DAS EMOÇÕES, DOS POEMAS, MÚSICAS E CONTOS DE URUCARÁ

Esse Barco das Emoções, desatraca do Porto de Urucará, em meados de 1.966, quando da minha vinda para estudar em Manaus na casa do Tio Tônico e Tia Joaquina Paes, esse barco carregava todos os meus sonhos e esperanças. Estudar para me formar e ser alguém na vida, esse era o recado de minha mãe Marion Paes, pois em Urucará não tinha a continuidade de estudos. Eu estava na 4a série cursava na Escola Ramalho Júnior da Diretora Dulciney Cunha dos Santos.

O desafio foi grande, cursei o ginásio na EE de Aparecida e o 2. Grau na EE D. Pedro II, que é chamada de Escola Estadual e o Superior agora já em 2.012 formado em Gestão Pública na ESO-UEA.

Já escrevia desde a minha vinda, cartas para a namorada, que enviava no Barco de Linha, todas as semana.

Nas férias de Julho e Dezembro, estava em Urucará pescando, pulando n'água, balando, jogando bolinha, pião, me divertindo, matando a saudade.

Depois servi o Exército, ganhei honra ao mérito, por prestar bons serviços.

Trabalhei em empresas particulares, em bancos, quando em 1.996 entrei no governo, onde estou até hoje por prestar bons serviços à comunidade escolar em geral.

Em 2010, conheci o Recanto das letras, site para poetas postarem seus escritos, lá encontrei segurança para guardar meus textos, onde já publiquei mais de 200. Participo em 3 livros antológicos com 15 textos.

Dos poemas, músicas e contos que estão nesse Barcos das Emoções, estão:

1 - O CABOCLO É RICO POR NATUREZA

2 - SAUDADES DO LAGO MIUÁ

3 - PESCARIAS NOS LAGOS DE URUCARÁ

4 - O BARCO DOURO PARTEIRO

5 - A HISTÓRIA DO PADRE SEM CABEÇA

6 - O MATIM-PERERE DE URUCARÁ

7 - EU CURUMIM

8 - URUCARÁ MEU PORTO SEGURO

9 - SENTIMENTO URUCARAENSE

10 - UM DIA DE PESCARIA

11 - O BOI DO DIVINO ESPIRITO SANTO

12 - O CABOCLO SONHADOR

13 - MARCHINHA DAS PIRANHAS

14 - MARCHINHA DA ANACONDA

15 - MARCHINHA DO BOTO

16 - URUCARÁ TERRA AMADA

17 - MINHA QUERIDA URUCARÁ

18 - A MINHA INFÂNCIA NO INTERIOR

19 - AS RIBANCEIRAS DE URUCARÁ

20 - A MINHA CASA E O RIO

Aqui temos 20 textos, dos muitos que já escrevi sobre minha amada terra Urucará. Eu sou poeta urucaraense da gema e tenho orgulho de representar a nossa terra, no ramo dos poemas regionais, de sua majestade " A POESIA".

Sou poeta membro da ABEPPA Associação Brasileira de Escritores e Poetas Pan-Amazônicos. Agora sou Acadêmico Fundador da cadeira perpétua do imortal nº 23 da ALCAMA Academia de Letras e Culturas da Amazônia, filhote de Arara, defensor da natureza amazônica, onde fui diplomado no dia 13/12/2019.

Agradeço a minha familia, ao Dr. Paulo Queiroz presidente da ABEPPA e ALCAMA, que me deu muita força, muitos colegas que também me incentivaram e gostam dos meus textos.

A todos os meus leitores de Urucará e de urucaraenses que moram em Manaus, aos meus amigos de Manaus, que acompanham minha trajetória.

Esse ano de 2.020 o livro vai sair se Deus me permitir.

Desse ano, faltou sair o livro Antológico da ABEPPA, no qual faço parte com 5 textos escritos. Deve sair em Janeiro de 2.020. Já saiu.

O BARCO DAS EMOÇÕES DOS POEMAS, MÚSICAS E CONTOS DE URUCARÁ, continua sua viagem, novos escritos surgirão, novas emoções, novos amigos, novos leitores, novos desafios, está é sua sina, que não lhe falte apoio, coragem e determinação para enfrentá-los.

E o Barco segue singrando os rios da saudade do tempo, das lembranças vivas, das alegrias vividas, do amor que esse poeta tem por sua terra. Todos vocês fazem parte disso, se estou triste vocês estão comigo, se estou feliz também, carrego comigo esse sentimento de amor, que é um bem maior que todo ser humano deve ter.

E O BARCO DAS EMOCÕES, segue sua viagem, parando nos portos, carregando saudade...

Poeta e Escritor urucaraense