Vacinas - Quatro Perguntas e Respostas

Sem receios de que a afirmativa seja incorreta: a pandemia nos motivou a grande esforço de pesquisa, nunca dantes realizado, para tentar formar opinião sobre temas relacionados à pandemia COVID 19.

Esse processo teve início com: a insana discussão polar e a primeira pergunta já amplamente respondida sobre a cloroquina. Foi se ampliando à medida que as informações sobre a pandemia iam chegando.

Como para a solução ao problema existia forte afirmativa, na quase totalidade dos países, que se encontrava nas vacinas, então as três perguntas que aumentaram nossa motivação a procurar, ou elaborar respostas convincentes foram: o que define para quais vírus e consequentes doenças serão pesquisadas e elaboradas vacinas? Por que a necessidade de vacinas se temos o sistema imunológico? Por que não se tem sucesso para vacinas para doenças como HIV (AIDS)? Por que, se o sistema imune tem memória, se tem necessidade de tomar vacinas para algumas doenças, anualmente?

O QUE DEFINE PARA QUAIS VÍRUS E CONSEQUENTES DOENÇAS SERÃO PESQUISADAS E ELABORADAS VACINAS?

Trata-se de opinião, praticamente, óbvia, pois não encontramos, enquanto pesquisávamos sobre o assunto, nada a respeito, a não ser vídeo de pesquisadora dizendo: se tivessem continuados investimentos às pesquisas com o SAR COV 1, teríamos muito mais facilidades para as, com o SAR COV 2.

O primeiro fator é que a doença causada pelo vírus traga muitos desconfortos e, ou letalidade significativa.

O segundo é que o vírus tenha capacidade para gerar epidemia em região de preferência populosa e com poder aquisitivo para obtenção de vacinas, ou de importância econômica, ou geopolítica que desperte interesse para doações.

O terceiro e determinante motivo é que haja grandes perspectivas de retorno dos investimentos em pesquisa, desenvolvimento e produção das vacinas.

POR QUE A NECESSIDADE DE VACINAS SE TEMOS O SISTEMA IMUNOLÓGICO?

Depois de entendermos e nos maravilharmos com o sistema imunológico essa pergunta cresceu como massa fermentada.

Já tomamos conhecimento de que, embora seja muito eficiente, o sistema imunológico precisa de certas condições para funcionar bem, e o tempo é uma dessas condições no primeiro contato com o invasor.

Na primeira vez de exposição do organismo ao antígeno, o sistema imune pode não conseguir produzir resposta em prazo inferior ao que o agente agressor leva para se instalar e provocar os sintomas (janela imunológica). Se a doença causada é grave e, ou letal, então existe a necessidade de vacina.

POR QUE NÃO SE TEM SUCESSO PARA VACINAS PARA DOENÇAS COMO HIV (AIDS)?

Precisamos entender que assim como nosso sistema imune tem espécie de inteligência e estratégias para se defender dos vírus, estes também têm para se proteger e conseguir replicarem-se, sofrerem mutações e continuarem existindo.

O vírus morto do HIV não parece ser capaz de estimular o sistema imune. Por outro lado, a vacinação com vírus vivo é perigosa, pois não se trata de infecção benigna, como a catapora ou rubéola.

Necessário descobrir modo de atenuar o HIV de forma torna-lo incapaz de causar doença, mas capaz de induzir a criação de anticorpos.

Necessário, também, como relacionado a seguir, identificar proteína que seja comum a todas as proteínas relativas às rápidas mutações do vírus HIV e que também consiga estimular a produção de anticorpos pelo sistema imune.

Além disso, o vírus HIV: se esconde dentro das próprias células do sistema imune, tornando difícil para o organismo produzir anticorpos efetivos contra o mesmo; e sofre mutação de modo muito rápido. Tão rápido que ocorre de o vírus ter proteínas diferentes entre duas pessoas infectadas.

Então, vacinas podem não ter sucesso para prevenção de doenças, devido dificuldades de desenvolvimento dessas vacinas frente às estratégias apresentadas pelo vírus, que conseguem: se apresentar de forma a não estimular o suficiente o sistema imune; se esconder no organismo de forma eficaz às respostas imunes; mutação rápida e eficaz que se produzida a vacina, perderia eficácia de forma tão rápida, que tornaria a vacina eficiente para versão não mais existente.

POR QUE, SE O SISTEMA IMUNE TEM MEMÓRIA SE TEM NECESSIDADE DE TOMAR VACINAS PARA ALGUMAS DOENÇAS, ANUALMENTE?

A resposta que encontramos foi: os vírus que originam essas doenças sofrem mutações e a imunização precisa ser atualizada.

Como leigo, simplesmente interessado em compreender, a resposta não foi satisfatória. Entendi que o vírus é mutável, mas nem tanto quanto o caso do HIV, que torna impossível o desenvolvimento, até que se encontre solução comum às rápidas mutações.

Segundo que se existe necessidade de prazo para: desenvolver: produzir; comercializar; distribuir; e imunizar, então o desenvolvimento da vacina para determinado período é feito em mutação que contagiou o período anterior. Ainda, se a vacina é eficaz, significa que a mutação anual, bem diferente do HIV, conserva características que não destroem a eficácia das vacinas, para o período seguinte.

Essa ponderação nos levou à conclusão: essa resposta encontrada gerou outra pergunta: o que define termos vacinas para períodos iguais ou menores do que um ano?

Nosso entendimento é que essa pergunta, bem como a resposta se encontra contida na primeira. Não se desenvolve vacina para períodos mais longos, com base no perfil das mutações que garantem o desenvolvimento para períodos anuais, não por limitações pelo desenvolvimento da ciência, mas por estratégia comercial dos detentores do conhecimento científico, da tecnologia de desenvolvimento e produção.

Não entender isso como crítica, mas como especulação de realidade compatível com o sistema econômico que nosso estado de consciência foi capaz de implantar.

ENDEREÇOS RELACIONADOS:

Premissas Primordiais

http://www.recantodasletras.com.br/cronicas/7163258

Prevenção – Vacinas I

http://www.recantodasletras.com.br/artigos/7176148

J Coelho
Enviado por J Coelho em 08/02/2021
Reeditado em 08/02/2021
Código do texto: T7179546
Classificação de conteúdo: seguro