II OS BANCOS E SUAS HISTÓRIAS... 08h11min.

Dando sequência ao nosso singelo texto, mais restrito ao nosso estado. Dando asas a nossa imaginação estamos evidenciando o longínquo ano de 1929. O mundo passava por uma crise econômica sem precedentes, porém, isto não o assustou, pois tinha espírito empreendedor, estava no vigor de seus 24 anos, * era formado em contabilidade, tinha exercido a função de vendedor, e colaborador em casas bancárias, mas, desde a muito no âmago de sua alma queria montar seu próprio negócio.

“Quando, com mais alguns amigos que se associaram a ele, e criou a Sociedade Cooperativa de Responsabilidade Limitada Banco Popular e Agrícola do Norte do Paraná. Em 1944 o BPA foi incorporado ao Banco Comercial do Paraná do qual Avelino se tornou-se Diretor Comercial. Em 1951 Avelino Vieira, assumiu o controle do Banco Meridional da Produção (com apenas quatro agências) e mudou sua razão social para Banco Mercantil e Industrial do Paraná AS. (Em abril de 1971 esta denominação foi alterada e assim o Banco Mercantil e Industrial do Paraná SA transformou-se no Banco Bamerindus do Brasil SA. Uma das maiores instituições da América do Sul, durante as décadas de 70 e 80.” *

Mesmo as instituições bancárias sólidas, podem por diversos fatores entrar em crise financeira, foi o que ocorreu com esta instituição financeira, que ocupava um nível destaque a nível nacional, nos primeiros anos da década de 90...

O pai já havia falecido, deixando os alicerces sólidos deste banco que durou perto de 50 anos, o pai com dois irmãos haviam falecido em um acidente de aviação, que comoveu o país, quando o único filho vivo assumiu a direção da instituição: José Eduardo de Andrade Vieira. Durante algum tempo sob sua gestão o Banco cresceu ainda mais, uns atribuem que sua entrada na área política, acabaram “enfraquecendo” sua gestão...

Numa campanha surpreendente se elegeu Senador, por duas vezes, 1991/1999, também foi convidado e exerceu o cargo de Ministro. Também se comenta, que teria conseguido uma parceria com uma instituição da Suécia, que iria fortalecer a instituição, a tornando mais competitiva, e, sanando e superando a crise financeira da instituição, mas “interesses ocultos” do dia para noite “interviram”, e, um dos maiores banco do país, repentinamente foi “incorporado” (1997) ao HSBC, banco inglês, que anos mais tarde acabou indo embora do Brasil...

Isto que aconteceu com este banco, ocorreu com outras empresas genuinamente nacionais, o governo ao invés de “socorrer” “joga uma pá de cal” a “sepultando” ... Coincidentemente estes fatos aconteceram na grande maioria no governo HFC... 9h02min.

*Avelino Antônio Vieira nasceu em Tomazina 03 de novembro de 1905, falecimento 01 de setembro de 1974 (68 anos)

José Eduardo de Andrade Vieira nasceu em Tomazina, faleceu em 01 de fevereiro de 2015, em Londrina. Jose Eduardo tinha quatro irmãs, uma delas teve o papel de destaque, na criação do coral de crianças do Palácio Avenida, nos anos 90. (Maria Cristina de Andrade Viera, que faleceu prematuramente aos 60 anos) Uma delas era escritora, mas, isto já é outra história...

Curitiba, 08 de fevereiro de 2021 – Reflexões do Cotidiano – Saul * Wikipédia.

https://www.recantodasletras.com.br/autoes/walmorzimerman

mensagensespiritas.site walmor.zimerman@bol.com.br

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 08/02/2021
Código do texto: T7179319
Classificação de conteúdo: seguro