PRECONCEITO, DISCRIMINAÇÃO, JULGAR.

SEMPRE TIVE DIFICULDADE, POR FALTA DE RECEPÇÃO, EM DEMONSTRAR QUE PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO SÃO COISAS DIVERSAS E QUE DISCRIMINAÇÃO SIM, É SENTIMENTO.

Preconceito significa conceito prévio, positivo ou negativo. Posso falar sobre algo ou alguma coisa positiva ou negativamente, um conceito, ou estabelecer o meu conceito prévio, um preconceito. Tenho um conceito prévio negativo quanto aos políticos, discrimino políticos, isso é pejorativo, com razão de sobra no Brasil em relação aos políticos, exemplifique-se.

“Preconceito.

O preconceito é uma opinião sem julgamento. Assim, em toda a terra, se inspira às crianças todas as opiniões que se quiser, antes que elas possam julgar. Há preconceitos universais necessários, e que constituem a própria virtude. Em todas as partes ensina-se às crianças a respeitar, a amar os pais, a considerar o roubo como um crime, a mentira interesseira como um vício, antes que possam imaginar o que é um vício e uma virtude. Há, portanto, preconceitos muito bons, são aqueles que o juízo ratifica quando se raciocina. Sentimento não é simples preconceito, é algo muito mais forte. Uma mãe não ama seu filho porque lhe foi dito que deve amá-lo; ela o ama profundamente mesmo contra sua vontade.” Voltaire; Dicionário Filosófico.

Discriminação é substantivo feminino indicativo de distinguir ou diferenciar. O sentido do vocábulo aborda fenômeno sociológico.

Discriminação acontece negativando,diversamente de preconceito. Uma pessoa pode ser discriminada por causa da sua raça, do seu gênero, orientação sexual, nacionalidade (xenofobia), religião, situação social, etc. Pronuncia-se o vocábulo preconceito como se já carregasse discriminação, o que é equívoco.

Condutas discriminatórias resultam na negativação ou comprometimento dos direitos fundamentais do ser humano, prejudicando um indivíduo no seu contexto social, religioso, cultural, político ou econômico.

Discriminar é dirigir-se censurando, marcando com a diferença que se visa estabelecer. Posso ter aversão pelo homossexualismo e sua exibição pública, seria preconceito negativo discriminatório, conceito prévio negativo, mas a liberdade sexual constitucional garante esse direito, desde que não agrida direitos de terceiros.

Posso ter discriminação contra políticos, entender que quase todos são pessoas que visam pessoalismos e têm total indiferença com a coletividade, discriminação, conceito prévio negativo em relação à corporação, direito de representação que conquistaram pelo voto, seja de que maneira for, só ilegitimado se provado crime no sufrágio, no voto.

MAS CREIO QUE HOJE A MAIORIA TEM UM PRECONCEITO NEGATIVO, UM CONCEITO PRÉVIO DISCRIMINATÓRIO COM POLÍTICOS. Eu tenho esse preconceito discriminatório com a política atual.

Há total discriminação com relação aos políticos. Discriminação é preconceito negativo. Indica negação ao que possa representar de bom em valores. A não ser por aqueles que obtiveram um favor configurado em migalha e miséria remediada, quando qualidade e qualificação são negadas, e a “panela” é a maior oposição do momento, calando as mentiras iteradas e reiteradas. Mesmo os que receberam esmola de um país rico, das mãos dos falaciosos que enriqueceram usurpando e não mais podem falar, amordaçados, e primários na fala. Muitos dos enganados agora batem panelas, em expressivo número repensam escolhas.

O pior é inexistir escolhas sérias. Falta liderança.

Mas, como dizia Voltaire:

“São necessários vinte anos para levar o homem do estado de planta, que é no ventre de sua mãe, e no estado de puro animal, que é a partilha de sua primeira infância, até o estado em que a maturidade da razão começa a despontar. Foram necessários trinta séculos para conhecer um pouco sua estrutura. Seria necessária a eternidade para conhecer alguma coisa de sua alma. Não é necessário mais que um instante para matá-lo”. Voltaire; Dicionário Filosófico.

É ASSIM TAMBÉM COM A LIBERDADE, CONQUISTADA PASSO A PASSO, EM FATOS E MOVIMENTOS CÍCLICOS. E CONSEGUE-SE DESSA FORMA LIDERANÇAS NÃO PASSÍVEIS DE CENSURAS, DISCRIMINAÇÕES, SÓ NÃO É POSSÍVEL CONFUNDIR PRECONCEITO COM DISCRIMINAÇÃO.

E nos diz Voltaire sobre “Espírito Falso.

“Por que estranha bizarrice homens sensatos se assemelham a Dom Quixote, que acreditava ver gigantes onde os outros homens só viam moinhos de vento? Há cegos, zarolhos, vesgos, caolhos, de vista longa, de vista curta ou de vista distinta ou confusa ou fraca ou infatigável. Tudo isso é uma imagem bastante fiel de nosso entendimento, mas praticamente não conhecemos vista falsa.

Há muitas maneiras de ter o espírito falso: 1- Não examinar se o princípio é verdadeiro, mesmo quando dele deduzimos consequências justas; 2- Tirar consequências falsas de um princípio reconhecido por verdadeiro. O bom espírito, o espírito justo os desenreda, disso decorre o fato de termos visto tantos julgamentos iníquos, não porque o coração dos juízes fosse mau, mas porque não eram suficientemente esclarecidos”. Voltaire; Dicionário Filosófico.

ASSISTO ISSO DESDE A MAIS TENRA IDADE QUANDO FAZIA PARTE DE TRIBUNAL ADMINISTRATIVO, O QUE SE ARRASTA ATÉ HOJE, MESMO EM JULGAMENTOS PARTICULARES SEM MAIOR IMPORTÂNCIA OU REFLEXOS EM DIREITOS.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------COMENTÁRIOS AO TEXTO E CONSIDERAÇÕES MINHAS SOBRE OS MESMOS.

08/05/2015 00:47 - Celso Panza

Misrael, formar um conceito de algo ou alguma coisa sem avaliação devida, disse bem, é um JULGAMENTO, açodado, sem sedimentar firme convicção, um preconceito, conduta preconceituosa como disse. Qual julgamento? Qual preconceito? Se considerá-lo inferior a você seria uma discriminação, um preconceito desfavorável. Grato por sua intervenção e pelas palavras generosas. Abraço. Celso

07/05/2015 22:51 - Misrael

Quando eu julgo alguém se conhecê-lo direito, penso que estou sendo preconceituoso. Quando considero alguém inferior a mim, estou discriminando. Esse é o meu ponto de vista. Gostei do seu texto, bem esclarecedor, mas eu que lhe dar os parabéns pelo comentário que fez na página da Ana Bailune no texto sobre MÃE. Parabéns e um grande abraço.

07/05/2015 15:34 - Bernard Gontier

Tremendo ensaio sobre o tema, Celso, por fim colocando o foco numa realidade calamitosa. No estado de SP se contabilizam 66 municípios na vexatória situação de terem prefeitos e vice prefeitos destituídos de seus cargos devido a corrupção, mal do século, pelo visto. A (ex)maior empresa do país cotada abaixo de um aplicativo de celu. Não haveria box de comentário que chegasse para traçar a lista. O sentido de honra, de servir o público, do ideal, tudo ralo abaixo. Prenúncio de que, nem me arrisco a supor.^Grato pela leitura, abraços e uma boia tarde.

07/05/2015 14:19 - Celso Panza

Ana, é semântico, não posso inadmitir raízes da língua e seus significados, muito mais filosoficamente, conceitualmente, é meu núcleo permanente. Conceito prévio, PRECONCEITO, o HOUAISS, etimológico, o melhor dicionário brasileiro, indica abrindo o verbete, ser "qualquer opinião ou sentimento,FAVORÁVEL OU DESFAVORÁVEL", abrindo em gênero,número um 1, seus consectários em seguimento. Pode ser uma generalização apressada,admito, mas o preconceito, quando faz negativação, estabelece preconceito preconcebido, sem a devida ideia crítica abrangente. Mas em gênero é negativa ou positiva a posição do preconceito. Eu também discordo de muita coisa, quando razoável, mas "pre", também originado no latim, exprime ideia de anterioridade no tempo e no espaço, e Voltaire não é qualquer um, muito menos da desinformada WEB.Fico comigo mesmo e minhas convicções, e com Voltaire.É questão simples, embrionária, semântica. Mas, lógico, cada um absorve e admite o que quiser,fica no universo pessoal, respeito até porque todo mundo pode achar o que quiser, mas obvia e evidentemente, discordo diametralmente desse entendimento. Somente para aditar entendimentos supervenientes de acessos possíveis.Estado de planta é sentido figurado de embrião de vida, é preciso alcançar a dirigência conceitual, e credos estão distantes de configurações. Abraço fraternal, sempre, discordar faz parte de nossa enorme amizade. Celso

07/05/2015 13:09 - Ana Bailune

Ah, em tempo: acho que Dom Quixote enxergava longe, e que existem muito mais coisas entre os moinhos de vento do que pensamos.

07/05/2015 13:07 - Ana Bailune

Voltei porque preciso dizer uma coisa, embora eu saiba que parecerei ridícula e pretensiosa (e eu não me importo em parecer ridícula e pretensiosa). É que eu discordo de Voltaire, apesar de ele ser Voltaire e eu não ser nada mais que Ana Bailune, mundialmente desconhecida e ignorante, quando ele diz que o homem no ventre da mãe está em estado de planta. Acredito que a alma é muito mais antiga do que imaginamos, e ninguém nasce totalmente ignorante, pois creio no conceito de que já vivemos antes outras vidas. O espiritismo diz isso, embora eu não concorde com todos os preceitos que ele prega. Acho que muito do que achamos que aprendemos ao longo da vida, na verdade apenas lembramos. Mas eu apenas acho, não tenho certeza de nada...

07/05/2015 12:58 - Ana Bailune

Preconceito: No dicionário velhinho daqui de casa: Conceito antecipado e sem fundamento. Opinião formada sem ponderação. Superstição. Convencionalismo. No dicionário da WEB: Opinião desfavorável que não é baseada em dados objetivos.Intolerância.No Aurélio online: Conceito ou opinião formados antes de ter os conhecimentos adequados.Opinião ou sentimento desfavorável, concebido antecipadamente ou independente de experiência ou razão........Intolerância manifesta contra indivíduos ou grupos que seguem outras religiões. - Entendi seu ponto de vista, mas eu não encontrei um significado positivo para preconceito em nenhum dos dicionários que procurei, e eu procurei porque não tinha conhecimento sobre o verdadeiro significado léxico desta palavra... abraços!

--------------------------------------------------------------------------------

REEDITO POR VERIFICAR A PERMANENTE CONCEITUAÇÃO COM ERRONIA DO VOCÁBULO, COMO A INDICAR SEMPRE CONCEITO NEGATIVO. E ESTÁ BASTANTE ATUAL E EM DEMASIA O POSICIONAMENTO.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 07/02/2021
Reeditado em 07/02/2021
Código do texto: T7178605
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.