OS BANCOS E SUAS HISTÓRIAS... 09h30min.

Uma notícia nos chamou atenção, no Jornal da Band, que recentemente mais de 1500 agências de bancos, fecharam suas portas. Fiquei a pensar quantas pessoas perderam seus postos de trabalhos? Aliás, o setor bancário é o que mais desempregou nestes últimos anos, tudo fruto da “automatização” ...

Tinha um amigo, - até não sei se ainda está neste plano – que trabalhava no “saudoso” BEMERINDUS, que chegou a ser o terceiro e as vezes o segundo banco a nível nacional, disputando com Bradesco e Itaú esta colocação...

Este amigo no início dos anos 70 foi junto com mais alguns colegas, o planejador e o executor do Banco 24 horas, cujo este banco foi pioneiro, logo esta modalidade bancária foi seguida aos poucos pelos demais bancos...

Havendo, aos poucos um “incentivo”, para que o correntista, fosse aderindo a esta nova modalidade, com isto o atendimento nos caixas foram diminuindo, pois grande parte dos correntista conseguiam executar suas “tarefas” no atendimento automático, - algo que reluto até hoje -, é impressionante esta automatização, pois até os talões de cheques são impressos pela “maquina”, - algo que está ficando em desuso – além disso mais recentemente, as “coisas” foram acontecendo pelo celular, as filhas não vão ao banco resolvem tudo por ele...

Via de regra os mais idosos relutam em aceitar este “procedimento”, pois são um pouco “avessos”, a estas modernidades, que tem o seu lado bom a “agilidade”, e ao mesmo tempo o seu lado ruim que o desemprego da classe bancária.

Esta “abordagem” dará motivos para várias histórias, o primeiro banco fundado em nosso país, foi por Dom João VI – com a vida da família imperial para o Brasil – quando fundou o Banco do Brasil, em 12 de outubro de 1808 *...

Depois disto muita “água rolou por de baixo da ponte”, muitos bancos foram surgindo, a grande maioria não teve vida muito longa, pois foram sendo incorporados por outros bancos de maior porte.

Quanto a nossa “carreira” bancário durou apenas oito anos, de 1958 a 1966, no Itaú, cujo sua origem foi numa indústria de cimento...

Antes dos anos 50, houve uma “euforia” com a fundação dos bancos estaduais, - hoje de saudosa memória – no nosso estado era o Banco do Estado do Paraná, que acabou sendo conhecido a nível nacional por BANESTADO... 10h02min.

Curitiba, 06 de fevereiro de 2021 – Reflexões do Cotidiano – Saul

https://www.recantodasletras.com.br/autores/walmorziemrman

mensagensespiritas.site wlmor.zimerman@bol.com.br

*Datas: Wikipédia.

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 06/02/2021
Código do texto: T7177755
Classificação de conteúdo: seguro