METANOIA

“E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. Rm.12:2

Segundo Sigmund Freud, pai da psicanálise, somos acostumados a formatações, e criamos hábitos que resultam em normas inconscientes introjetadas em nossa personalidade. Essas normas resultam de um consenso coletivo e que determinam formas de viver, pensar, comer, etc.. Mas nem todas as normas são positivas, e se absorvidas podem causar definhamento da identidade da pessoa, limitando o seu crescimento pessoal. A maioria da sociedade prefere viver com máscaras, e enquadram suas mentes e emoções dentro de parâmetros coletivos que nem sempre refletem a sua felicidade. Se você as veste, pode não estar vivendo uma felicidade plena, e isso é muito sério, pois essa mesma felicidade pode ser fruto de uma pressão social.

Estamos vivendo tempos, onde poucas pessoas sabem qual o seu papel na vida e na sociedade. Mormente as pessoas trocam esses papéis e nem sabem o motivo. Fazem passeatas, quebram tudo, rasgam bandeira, e se perguntarmos porque estão fazendo isso ou aquilo, não teremos uma resposta conclusiva.

São, certo tipo de pessoas chamadas como "antifas" que seguem as regras apenas de quem os aliciou, de quem os mentorizou, perseguindo uma peregrinação robótica de um ser humano que não sabe o que significa amor e misericórdia. Uma sociedade vazia de valores humanos e princípios cristãos, que chega a ser doentio seu comportamento, como esse que estamos observando, na sociedade de hoje.

Será que estamos dando conta que essa mesma sociedade adoeceu? Desde quando? Os valores se trocaram, e precisamos fazer alguma coisa, pois isso afeta não só o coletivo mas o indivíduo. Exemplo disso são as respostas desconexas com aquilo que fazem e representam. Escondem aquilo que verdadeiramente gostariam de fazer, mas por uma pressão popular acabam sendo envolvidos e virando verdadeiras marionetes. Essas pessoas precisam urgente de Jesus!

Esse comportamento que estamos vendo em nossa sociedade chama-se “normopatia”. Ele pode ser definido como um conjunto de padrões e conceitos, assim como também um modo de viver aceito em consenso, ou em maioria, por uma sociedade que pode causar, individual ou coletivamente, dor emocional, culpa, exclusão, alienação e morte. São os valores e comportamentos considerados por todos ou pela maioria, que de maneira inconsciente provoca o sofrimento, a perda da normalidade. A pessoa precisa viver e tomar atitudes que não condizem com o seu interior para que possam continuar fazendo parte de uma maioria e que de certa forma são manipulados por aqueles que tem um único objetivo, trazer o mal, o terror e a destruição! A normopatia é a normalidade de natureza patológica, ou ainda a vivência que resulta da osmose, no sentido figurado, de um consenso social que ocorre de maneira automática sem que tenha consciência, é o viver de um “homem massa”. Essa osmose pode não retratar o que na verdade um indivíduo pensa sobre aquilo que ele faz, porém a normopatia em sua vida, faz dele uma presa fácil de si mesmo, para corromper, matar e trazer sacrifícios a ele e a todos que estão a sua volta.

Um adulto que foi criado e teve uma infância preservada emocionalmente e estimulado para viver de modo mental seguro, e reflexivo, pronto para interagir com o mundo e não aceitar o que aqueles que estão por trás tentando conduzir a sociedade ao erro, esses devem lutar para desmascarar e mostrar a verdade da vida, e impedir que esse teatro de marionetes consiga êxito. Sabendo que muitos estão sendo conduzidos para sua auto destruição, como também a tudo que os cerca, tomemos uma atitude.

O homem não foi criado para ficar fugindo de Deus, nem tampouco colocar disfarces, máscaras para não encará-Lo e com isso se distanciando cada vez mais e fugindo de suas responsabilidades. Quando eu ou você nos dirigirmos a uma pessoa que esteja sofrendo de normopatia, que é uma doença, portanto um pecado, devemos não apenas querer a sua conversão, mas a sua remissão, pois quero que essa pessoa seja remida por Cristo e não convertida por mim a Cristo. Existe uma Ética moral que deve ser observada não de minha parte, mas das Escrituras Sagradas. Eu quero que essa pessoa escute a voz de Deus e seja redimida por Êle, e êle só vai escutar se você falar. Que possa ser uma iniciativa de Deus e que ele O aceite.

Nesse sentido, a Metanóia é uma mudança radical de 180graus significando um arrependimento e uma tomada de direção. Metanóia seria a libertação dessa normopatia escravizante, de regimes opressores, de ideologias incapacitadoras e geradores de enquadramentos enfermantes. Metanóia não só é um arrependimento radical, mas uma transformação profunda de uma normalidade homogênea. Um verdadeiro abalo sísmico em nossas formas de ser e pensar, despertando-nos do conformismo desse mundo regido por lógicas e razões desumanas e aviltantes. Uma verdadeira transformação de idéias, conceitos, normas mortificantes pela renovação de nossas mentes pelo testemunho e toque de Jesus Cristo. Que Deus nos conduza, e faça nos conduzir as pessoas a esse entendimento.

Estanqueiro
Enviado por Estanqueiro em 02/02/2021
Código do texto: T7174933
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.