I e m a n j á

RECUSO-ME a fazer qualquer comentário sobre as eleições do congresso.O noticiário deixou até a pandemia de lado para numa excitação fora do comum priorizar aquele festival de demagogia, oportunismo e fisiologismo. Quanto não foi gasto com aquela eleição? Por que não fizeram maneira virtual? Mas envolvia também outros gastos muito maiores: cargos, liberação de emendas e o escambau de interesses. Uma vergonha. Não interessa quem venceu, são iguais, não havia melhor e nem sequer menos ruim. Passo ao assunto desta maltraçada.

Hoje é dia dos de fevereiro, O Dia de Iemanjá, 0 a Rainha das Águas, também chamada de Dona Janaína. Ela é cultuada pelos adeptos do Candomblé e por grande parte do povo. É umculto que meree o mesmo respeito que os de qualquer religião.

As pessoas nesse dia fazem ofertas à Orixá, principalmente na Bahia mas também emboa parte do país. Há documentários e flmes sobre essa maravilhosa festa.Mas o ideal é participar dela ao vico.

Dorival Caymmi fez um samba lindo sobre essa festa,começa asssim: "Dia dois de fevereiro/dia de festa no mar/ da dois de fevereiro; dia de Iemanjá...".

Antigamente o culto à Iemanjá e aosde todas as religiões afros eram perseguidos pelos governos autoritários e sofriam repressão policial. Mas mesmo com a repressão, o Candoblé nunca deixou de existir. Resultado[é parteda nossacultura e tradições.

C Devido à pandemia este ano não haverá a comemoração com a mesma intensidade. Mas o povo louvará a Rainha do Mar.Com certeza. Viva Iemanjá. Sarává. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 02/02/2021
Código do texto: T7174477
Classificação de conteúdo: seguro