O exorcismo na saga de Sailor Moon

Usagi Tsukino (ou Serena Tsukino), ou seja, Sailor Moon, está em grande alta no mundo. Ela é a estrela do primeiro épico de animação da história do cinema, "Sailor Moon Eternal", cuja Parte 1 estreou nos cinemas japoneses no dia 8 de janeiro e a estréia da Parte 2 é aguardada para 11 deste mês de fevereiro.
Sobre a distribuição internacional, ou o lançamento no Brasil, vamos esperar para ver o que sucede.
Enquanto isso vamos examinando curiosidades sobre a personagem. Há muitos anos eu estudo o lado teológico ou místico desta super-heroina japonesa criada por Naoko Takeushi em 1991, portanto está completando 30 anos. De fato a Princesa da Lua Branca e Guerreira do Amor e da Justiça possui alto grau de espiritualidade, contrastando com o materialismo dos super-heróis da Marvel e da DC.


Espiritualidade é coisa muito rara em super-heróis. Alguns tem qualquer coisa mística, como a Mulher Maravilha, por causa de sua origem numa ilha mitológica, mas convenhamos que na prática isso não quer dizer nada. Também ao Superman atribuiram messianismo, e o compararam a Moisés. Mas lançar um bebê numa nave espacial pelo oceano cósmico não faz lembrar, a não ser forçando a barra, o caso narrado no livro do Êxodo.
De modo geral as histórias de super-heróis são materialistas em alto grau.
Sailor Moon, que em sua transformação final (vista
​no novo filme) mostra-se com asas de anjo, é especialista em expulsar demônios - coisa fora do alcance de Superman, Batman, Homem Aranha e toda essa turma. É bem verdade que os demônios japoneses, "yumas", diferem do conceito cristão, mas de qualquer forma são demônios. E as lutas de Sailor Moon, basicamente, são no sentido de expulsar do mundo essas criaturas malignas e purificar pessoas por elas possuídas. Em resumo, Sailor Moon exerce uma função de exorcista, combatendo não bandidos ou monstros ou mesmo super-vilões, mas o Mal em estado puro. Portanto ela é uma heroína muito especial.








Imagens: 1) Naoko Takeushi e suas criações: as sailors Marte, Júpiter, Vênus, Mercúrio e, em primeiro plano, Sailor Moon.  2) com o cetro lunar, Sailor Moon lança o arco-íris, a espiral de luz que exorciza demônios. 3) na transformação mais avançada: será Sailor Moon um anjo? 4) a luta contra o demônio do cristal negro. Reparem nos raios de luz que saem do cetro lunar: é a Luz contra as Trevas. 5) pose clássica.