CRÉDITO DE IMAGEM: GOOGLE


QUE FUTURO?



O QUE ATUALMENTE SE PASSA NO MUNDO DEVE MERECER DE TODOS UMA SÉRIA REFLEXÃO.

COMECEMOS PELA PANDEMIA, QUE SURGIU QUASE DO NADA E FRUTO DO EXCESSO DE CONFIANÇA E INDIFERENÇA DE MUITOS GOVERNOS, TRANSFORMOU-SE NUMA BOLA DE NEVE QUE PROGRESSIVAMENTE SE ESPALHOU PELO GLOBO E O LEVOU A UM CAOS SUPERIOR AO DE UMA GUERRA MUNDIAL.

CLARO QUE A RESPONSABILIDADE SE CENTRA EM MAIOR GRAU NA CHINA, QUE NÃO COMUNICOU A EXISTÊNCIA DESSE VÍRUS E A SUA EXPANSÃO A TEMPO E HORAS, PREFERINDO OCULTAR O FACTO DURANTE PELO MENOS DOIS MESES. 
O OCIDENTE SÓ FOI ALERTADO A PARTIR DE FEVEREIRO DE 2020, JÁ O VÍRUS SE TINHA ESPALHADO POR TODO O PLANETA, EMBORA NUM GRAU REDUZIDO.

ATUALMENTE, FACE ÀS DIMENSÕES QUE A PANDEMIA ASSUMIU, UMA CATÁSTROFE EM TERMOS HUMANOS E ECONÓMICOS, A ESPERANÇA DE RESOLUÇÃO DO PROBLEMA  CENTRA-SE NA APLICAÇÃO MASSIVA DE VACINAS. EXISTEM DE VÁRIAS ORIGENS E PARA TODOS OS GOSTOS, MAS NÃO É INDIFERENTE DISPOR DESTES MEIOS DE PREVENÇÃO COM UMA TAXA DE EFICÁCIA DE 70% OU 95%… PARA ALÉM DA MOROSIDADE DA PRODUÇÃO E DISTRIBUIÇÃO - SÃO MUITAS CENTENAS DE MILHÕES A PRODUZIR - A PRESSÃO DOS GOVERNOS SOBRE AS FARMACÊUTICAS PRODUTORAS É IMENSA E O ASPETO PRÁTICO DE APLICAÇÃO EXIGE TEMPO… 

INDEPENDENTEMENTE DOS PAÍSES, ESTE ANO DA ESPERANÇA, 2021, AINDA SERÁ DOMINADO POR ESTATÍSTICAS NEGATIVAS, MUITA GENTE IRÁ MORRER POIS UMA CRISE DESTAS NÃO SE RESOLVE SEM MAIS, PARA ALÉM DA CALAMIDADE EM TERMOS ECONÓMICOS QUE SE ESTÁ A ABATER SOBRE A GENERALIDADE DOS PAÍSES, SOBRETUDO OS MAIS POBRES, AS VÍTIMAS DO COSTUME. 

CONFLITOS SOCIAIS GERADOS PELO DESEMPREGO, A RUÍNA DE MUITAS EMPRESAS E O CONSEQUENTE DESESPERO DA FALTA DE DINHEIRO E APESAR DE ALGUNS PAÍSES ATRIBUIREM BOLSAS COMO FORMA DE COMPENSAR AS PERDAS, TUDO CONTRIBUI PARA UMA SITUAÇÃO DE PANICO E QUASE CAOS. NA REALIDADE SÃO OS PRÓPRIOS PAÍSES QUE FICAM SEVERAMENTE ENDIVIDADOS. 

PARA ALÉM DESTE ASPETO GRAVÍSSIMO, RESULTANTE DO MALFADADO VÍRUS, E DE QUE AGORA TÊM SURGIDO  VARIANTES, AINDA MAIS CONTAGIOSAS, TEMOS O PROBLEMA AMBIENTAL. 
A TERRA ESTÁ DOENTE, O EFEITO DE ESTUFA FAZ COM QUE AS CALOTES POLARES SE DERRETAM COM UMA RAPIDEZ IMPRESSIONANTE, FAZENDO SUBIR O NÍVEL DOS OCEANOS E PROVOCANDO GRAVÍSSIMAS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS, QUE ALGUNS RESPONSÁVEIS TEIMAM EM DESVALORIZAR… 
A MÉDIO PRAZO, A SUBIDA DA TEMPERATURA PROVOCARÁ A DESERTIFICAÇÃO DE VÁRIAS ZONAS DO PLANETA, POR EXEMPLO, PREVÊ-SE QUE NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XXI O SUL DA EUROPA DIFICILMENTE TENHA CONDIÇÕES DE HABITABILIDADE E  EM TERMOS GLOBAIS O CALOR TORNARÁ A ÁGUA UM BEM MUITO MAIS VALIOSO QUE O PETRÓLEO OU ALGUM METAL RARO. MAS ISTO ACONTECERÁ EM MUITOS OUTROS LUGARES POIS O PLANETA SOFRERÁ POR IGUAL.

UM OUTRO ASPETO QUE TAMBÉM MEXE COM AS CONDIÇÕES DE VIDA DAS PESSOAS: ALGUNS PAÍSES DO EXTREMO ORIENTE, COMEÇARAM A FOCAR AS SUAS ATIVIDADES ECONÓMICAS TENDO POR BASE O DINHEIRO VIRTUAL, PELO QUE NELES O DINHEIRO VIVO DESAPARECERÁ DE CIRCULAÇÃO, SENDO SUBSTITUÍDO PELO VIRTUAL. SE A MODA PEGA, AS NOTAS E MOEDAS NOSSAS CONHECIDAS DESAPARECERÃO E O DOMÍNIO DA INTERNET SERÁ VITAL NOS NOVOS EMPREGOS, POIS TUDO PASSARÁ POR ELA. O MUNDO ESTÁ A MUDAR E NÃO MAIS SERÁ O MESMO.

ANTEVÊ-SE MUITO DESEMPREGO, TUDO EM PROL DO PROGRESSO...

 
FUTUROLOGIA? TALVEZ, MAS CIDADÃO BEM INFORMADO ESTÁ MAIS PREPARADO PARA SURPRESAS.



 
Ferreira Estêvão
Enviado por Ferreira Estêvão em 29/01/2021
Código do texto: T7171640
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.