Libertadores para o Vozão

Libertadores palavra doce para o vocabulário do amante do futebol. Palavra abençoada para o apaixonado pela bola. Não precisa ter nascido antes para saber que o Santos de Pelé foi duas vezes campeão, e o de Neymar uma. Para lembrar Renato Gaúcho com o Grêmio, Zico com o Flamengo.

Eu vi em 1992/1993 o São Paulo de Telê Santana, com Raí, Zetti, Cafu, Elivelton, Palhinha Muller, Cerezo brilharem e eu me emocionar ainda um adolescente que sonhava em ser jogador de futebol.

Depois veio o Grêmio de Jardel e Paulo Nunes, o Palmeiras de Felipão, o Inter de Abel, o Vasco de Romário, o Corinthians de Marcelinho e depois de Tite e Sheik.

Mas agora chega uma final brasileira Santos x Palmeiras. No momento em que o meu Ceará Sporting Club de tantas histórias e conquistas entra na briga para valer por uma vaga na disputa da "Glória Eterna". Vai chegar? Não se sabe, mas que a luta até o fim é super importante, para a consagração de Guto Ferreira como técnico, de Vina, Fernando Sobral, Lima, de Luis Otávio e companhia. E do próprio presidente Robinson de Castro.

Temos que sonhar. Passou o tempo de ser pequeno, de não conseguir ultrapassar a cancela do Estado do Ceará.

Já batemos na trave várias vezes na Copa do Brasil. No atual Brasileirão já demos mostra que podemos chegar.

Disputa essa gigante contra o Timão, o Peixe da Vila Belmiro, o Furacão do Paraná e o tricolor das Laranjeiras.

Não basta secar os adversários, tem que fazer sua parte. E parar de ser oscilante nas partidas. E vencer em sequência, ai sim chega lá rapidamente.

Os torcedores mais antigos são apegados aos estaduais, ao pé de rádio e isso é bacana demais. Mas não podemos nos esquecer que os tempos mudaram. Não estamos mais reféns de uma só TV passando jogos do Sul e Sudeste. Hoje temos streaming na internet que passa jogo do nosso time sempre. Então paremos de ser mistos e assumamos a nossa raiz alvinegra e cearense.

Lá pelas bandas do eixo Rio-São Paulo eles estão pouco se lixando para nós.

Vamos parar desse complexo de vira-latismo da bola. Antes era perdoável, você está no interior do estado e não ter opção. Só passava na tela da TV Flamengo ou Corinthians. Jogos do Ceará praticamente não existiam, então você torcia para algo que conhecia. Hoje até jogos de subúrbio passam na internet. Só torce para times do eixo quem quer mesmo. Nada contra, mas vamos valorizar o que é nosso, só assim seremos grandes.

Carlos Emanuel
Enviado por Carlos Emanuel em 29/01/2021
Reeditado em 29/01/2021
Código do texto: T7171405
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.