Fritada de Mamulengo
O Planalto vê com preocupação as investigações do TCU e da PF contra o ministro da saúde, pela omissão no combate à pandemia, investimentos na produção de cloroquina e incentivo à sua utilização, mesmo sem aprovação da ANVISA ou qualquer comprovação científica de eficácia. A última diligência desse baluarte da incompetência foi o lançamento, na sofrida Manaus, do aplicativo TrateCOV, que prescrevia o tal tratamento precoce para quaisquer sintomas, idade e até espécie, talvez numa tentativa desesperada de reduzir o estoque de quase 18 anos do antimalárico produzido pelo Exército às custas do erário.
O receio do gabinete presidencial se deve ao fato de que Pazuello sempre foi mero porta voz de Bolsonaro, chegando a declarar, ao lado do chefe que “um manda e o outro obedece”. Foi justamente esta subserviência que o manteve no cargo por tanto tempo durante a pandemia, já que seus dois antecessores saíram por discordarem da equivocada estratégia do presidente, sua insistência na contraposição entre saúde e economia, na imunização de rebanho e no fantasioso tratamento precoce. A responsabilidade do capitão na culpa do general, agora investigado, é evidenciada por imagens em que aparece sem máscara, provocando aglomerações e, principalmente, enaltecendo a medicação, inclusive numa patética exibição às emas dos jardins palacianos, como quem ostenta um troféu.
Será difícil jogar o fantoche aos lobos, sem que ele leve junto aquele que manipula as cordinhas, mas tudo é possível neste país em que basta oferecer alguns cargos ao centrão, incluindo o do ministro caído, para obter um apoio ainda mais significativo do que o exibido pelas pesquisas de opinião. Que segue em queda, mas ainda bastante alto para um governo tão desastrado.
Por outro lado, essa gente deixará o barco ao menor sinal de afundamento e é contando com essa possibilidade que começam a se levantar, nas ruas, as vozes pelo impeachment.
Texto publicado na minha coluna semanal do jornal Alô Brasília.
Veja no jornal acessando:
http://alo.com.br/impresso/qui-28-01-2021/
Estou na página 8, Vida e Lazer.
Imagem daqui.