OS “SOFRIMENTOS” CADA UM... 09h25min.

A pacata Curitiba, no início do século XX, - 1900 – tinha tão somente 49.755 habitantes, os campinhos de futebol proliferavam, e, no decorrer daqueles anos clubes de futebol foram fundados, neste sucinto texto, vamos dedicar algumas palavras ao Paraná Clube que ontem, ao perder mais um jogo, como “castigo”, passa da série b para série c...

O ano é 1914, quando foi fundado em 17 de dezembro o Esporte Clube Água Verde, - que é o nome de um destacado bairro de nossa cidade – em 1920, uniu-se ao Savóia Futebol Cube. Em 1971, o nome do clube foi trocado para Esporte Clube Pinheiros. *

No decorrer dos anos sequentes, tradicionais clubes de futebol, foram somando a este clube, Britânia Sport Club, fundado em 1914 - com sua expressiva história, pois conquistou por sete vezes o campeonato paranaense, em 1930* “por uma cisão no Britânia, um grupo de ferroviários da Brazil Railway, que apoiava o clube, decidiu criar um time genuinamente ferroviário, nasceu o Clube Atlético Ferroviário.” Campeão Estadual por oito vezes, mas tarde se uniriam novamente...

O Palestra Itália Futebol Clube, - que mais tarde também seria incorporado pelo Paraná clube - fundado por emigrantes italianos em 1921* foi Campeão Estadual por três vezes, nos anos de 1940, mudou de nome por quatro vezes, em razão de sua origem, pois a Itália, apoiava a Alemanha. Passada a guerra, voltou a ter o seu nome original. “Abandonou o profissionalismo em 1967, mas quatro anos depois participou da fusão com o Britânia e Ferroviário. Nascia o Colorado Esporte Clube, que em 1991 passou a se denominar Paraná Clube...

Este clube em sua época áurea chegou a participar da Taça Libertadores da América, chegou a ter nomes de esportista de destaque, muitos até foram atuar em clubes de São Paulo...

Certa ocasião, nos anos 70 está em uma farmácia a serviço, quando chegou uma pessoa, que encostou sua bicicleta e adentrou no estabelecimento, conversa vai conversa vem, acabou “confessando” que jogara no Esporte Clube Água Verde, e diante de seu destaque com a bola, foi vendido ao Coríntias, até por um vultoso valor, e recebendo um bom salário, porém, não souber aproveitar, e todo dinheiro era desperdiçado, com “festas”, o apogeu do futebol passou, e com ele a triste realidade, acabou ficando sem nada... Seu nome: Kuselek, até não sei se escrevi corretamente o seu nome... 10h10min.

Em tempo: aqui em nossa cidade, havia três time de futebol citados como o trio ferro, Athetico, (nosso time do coração) Coritiba e Ferroviário, mas esta já é outra história.

Curitiba, 27 de janeiro de 2021 – Reflexões do Cotidiano – Saul

*Nomes e dadas compilados da Wikipédia.

https://www.recantodasletras.com.br/autoes/walmorzimerman

mensagensespiritas.stie. walmor.zimerman@bol.com.br

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 27/01/2021
Código do texto: T7169890
Classificação de conteúdo: seguro