EXISTE DIFERENÇA ENTRE POESIAS OU POEMAS?
Como definir poesias ou poemas?
Eis uma dúvida que persiste...
Será que existe diferença entre poesias ou poemas?
Ósculos e amplexos
Marcial
EXISTE DIFERENÇA ENTRE POESIAS OU POEMAS?
Marcial Salaverry
Por vezes alguém questiona sobre essa diferença, assim, se é que realmente existe essa dúvida, com certeza é algo irrelevante, pois sejam chamados de poesias ou de poemas, na verdade, pouca importância há se existe ou não diferença de significado entre essas duas palavras, pois ambas representam a entrada para um mundo diferente, seja de sonhos, seja real, seja para um mundo de amor, real ou ficcional, seja para melhor olhar a Natureza, seja para deixar a alma falar, seja para protestar contra certas coisas que acontecem, seja para qualquer coisa, depende da inspiração do autor(a), seja poesador ou poemista, sempre será poeta...
Poesias ou poemas, mexem com o imaginário, despertando sensações que pareciam adormecidas, assim como nos trazem lembranças de um amor que ficou no passado, trazem para perto o amor que está distante, diminui a tristeza de uma saudade, traz sempre alguma lembrança, pois sempre uma poesia ou poema despertará em alguém algo vivido ou sentido...
Poesias ou poemas, algo que torna mais vivo nosso sentimento, por vezes despertando romantismo que temos na alma, e até algumas vezes nos faz mergulhar em um clima de sensualidade e erotismo, e com certeza nos faz falar mais de amor, de paixão, de amores conquistados, ou de amores perdidos, que são lembrados ou esquecidos.
Poesias ou poemas, falam de como é a Natureza, transportando-nos para suas belezas, falam de Deus, despertando-nos para a Fé, assim como falam de Paz, abominando a guerra.
Poesias ou poemas, falam da beleza de um nascer do sol, e de seu arrebol, falam da beleza de uma noite de luar, falam da beleza que existe na chuva, falam da beleza do mar, de uma cachoeira, falam, enfim, da vida em todas suas manifestações...
Falemos, então de poesias, de poemas, explicando da melhor maneira,
"O QUE SÃO POEMAS
Marcial Salaverry
Poemas são versos
que falam de amor,
dando à vida mais calor,
que cantam da Natureza,
toda sua inexcedível beleza...
Encerram a certeza da verdade,
mostrando da alma do poeta,
a sua sensibilidade...
Poemas que são pétalas de doçura,
refletindo toda a ternura
que o poeta leva n'alma,
que enternece e acalma...
Ensinam a verdade do sentimento,
apagando toda dor ou lamento, sempre procurando o amor resgatar..
De amar não se pode nunca cansar...
Poemas mostram que a vida
não pode ser perdida...
Mostrando com ternura,
que a vida é feita de ventura...
Poemas mostram a beleza das flores,
de um regato a rumorejar,
das plantas pela manhã a orvalhar...
Enfim... mostram a beleza de amar...
Amar a Natureza, AMAR A DEUS..."
Poeticamente desejo a todos, UM LINDO DIA, e se ainda alguma dúvida persistir, leia um belo poema, ou uma poesia, enternecendo sua alma...