AMIZADE E RESPEITO

RESPEITO E AMIZADE

O relacionamento entre pai filho e algo muito difícil de se administrar.

Quando digo: -Pai e filho é exatamente o que eu quero dizer... O relacionamento entre mãe e filho ou filha é muito diferente com a relação de um pai. Com a mãe, tem toda a afetividade felina e materna que não se compara a nenhuma outra relação, semelhança mais próxima, dos animais irracionais. Já com o pai... Vale ressaltar que, uma filha enxerga, bem diferente a do filho. É muito mais fácil a relação! Acredito haver, mais carência afetiva e cumplicidade. Existe exceções é claro... O que eu quero na verdade evidenciar é que, a relação entre “pai e filho” é uma relação sócio afetiva diferenciada. Porque digo isso... Basta comparar a semelhança com os animais irracionais, a partir daí, teremos uma ideia, do que acontece realmente na prática com o relacionamento Alfa X Alfa.

No primeiro momento, dar-se uma ideia de uma atitude machista, mas não é. Só quem é pai presente, pode entender com mais clareza, as explicações evidenciais a seguir. Sou pai a trinta e dois anos. Um filho de trinta e dois e uma filha de trinta. Sempre fui um pai presente em todas as circunstâncias. A infância dos meus filhos, foi presenciada e vivida por mim, a maior parte do tempo. Amor e carinho nunca faltou na família. Eu pensava antes de ser pai: -Quando eu tiver meus filhos, vou fazer de tudo para nunca faltar, nada à eles, desta forma aconteceu, dei carinho, estrutura afetiva, a manutenção necessária e possível de uma família de renda oscilante, igualmente á maioria, exemplos em nossa sociedade. Quando me referi: Alfa X Alfa é justamente o X da questão, de todo esse assunto abordado. Entre pai e filho o relacionamento afetivo é muito mais difícil... Enquanto ele criança e você como pai, administrar o relacionamento, ainda não é tão difícil. Já na fase de adolescência, você faz de tudo, para não deixar seu filho ou filhos, caírem em ciladas da vida, que sabemos, são muitas. Volto falar do meu filho, onde tentei ao máximo, dar conselhos, educação e carinho. Acredito que nesta jornada, a maior parte do objetivo foi alcançado. A fase adulta chegou e com ela, as responsabilidades. Posso dizer que, como trabalhador, o meu filho é um exemplo de vida. Hoje bem empregado, com um certo conforto patrimonial, encontra-se casado e já com uma filha de quatro anos. Porém a nossa relação não é a das melhores. Volto a repetir: só quem é pai que vai entender! Você faz de tudo por eles, quando chega a oportunidade de retribuírem com gentileza e carinho, perdem a paciência facilmente com você, decepção, não é aquilo que você esperava...

Estou me referindo a questão de respeito a afeto e não, a do lado aquisitivo, de ajuda financeira quando você precisa, que não é o meu caso, pois esta, já é outra questão polémica, que não vou aqui agora, abordar. Quando digo respeito e afeto é porque o filho, que é o meu caso, acha que pode passar dos limites e deferir palavras que ferem o sentimento. Sempre fui bem claro com os meus filhos: -Não precisam gostar de mim, mas, exijo o respeito que eu mereço, não só por ser pai mas, por ter um histórico exemplar como tal.

Aí volta a questão: Alfa X Alfa... Convivemos bem próximos um do outro. Em um prédio, eu moro em baixo e ele em cima. Na verdade, ele nunca se separou da família pai e mãe. Casou-se e construiu sua casa em cima da nossa. Como pai eu tenho que me esforçar para entender que, o exemplo é instintivo e animal. O Leão expulsa seus filhotes machos do seu convívio, assim que atingem a fase adulta. É obvio que o exemplo de relação é parecido com a nosso, mas, somos racionais e temos que respeitar as regras. Não vamos expulsar filhos de perto de nós, mas, respeito é fundamental para a manutenção de uma amizade, mesmo, entre pai e filho. Agora, se a amizade não for tão importante para ele, que seja, o respeito e o reconhecimento, de uma vida toda, dedicada, exclusivamente à família.

Carlos Mambucaba