”OLHO POR OLHO...(23/01/2021)*

As manifestações coletivas de violência, que têm como objetivo vingar um crime, ganham ainda mais força em lugares onde o Estado está presente de forma precária - ou quando, de alguma forma, a população considera que as instituições de justiça são frágeis e incapazes de resolver seus problemas.

Na noite de sábado (22), moradores de Emas, Paraíba, caçaram e lincharam o assassino de Fabiano Albino Filomeno, de 33 anos de idade, que morreu após sofrer vários golpes de faca, depois de uma confusão por motivos fúteis, no centro da cidade.

A expressão "olho por olho, dente por dente", é datada do século XVIII a.c., e faz parte de um conjunto de duzentas e oitenta e duas leis que o rei da babilônia editou baseado na pena de talião, "pela qual se vingava o delito infligindo ao delinquente o mesmo dano ou mal que ele praticava".

A atitude, no mínimo controversa, onde a justiça é feita com as próprias mãos, está se tornando cada vez mais frequente. Aqui no Brasil, há registros de pelo menos um linchamento todos os dias. Essa participação social negativa, que faz da população juízes e executores, não só reedita o código de Hamurabi, mas nos torna menos humanos.

Foi Gandhi quem disse: "Olho por olho e o mundo acabará cego". Concordo! A humanidade combina mais com paz e amor.

Misael Nobrega
Enviado por Misael Nobrega em 24/01/2021
Reeditado em 16/04/2023
Código do texto: T7167854
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.