HIBRIDISMO PANDÊMICO NA ESCOLA ("Um abismo chama outro abismo ao ruído das tuas cascatas; todas as tuas ondas e vagas têm passado sobre mim." — Sl 42:7)

A única vantagem dos cursos a distância sobre os presenciais é poder administrar o tempo, tanto aluno quanto professor, e o distanciamento desestimula a indisciplina dos descompromissados. Nos quais, o aluno pode assistir às aulas gravadas e editadas, sem erro algum ou improvisações, em seu tempo disponível. E fazer as atividades propostas quando os dados da operadora de internet estiverem disponíveis. "Um abismo chama outro abismo ao ruído das tuas cascatas; todas as tuas ondas e vagas têm passado sobre mim." — Sl 42:7.

É não querer funcionalidade, quando as escolas, na sede de controlar alunos e professores, marcam uma rotina inflexível, em tempo de pandemia, determinando tempo de execução do programa pedagógico adaptado. Nas aulas síncronas, ninguém suporta produtivamente três horas na frente do computador. Entre uma coisa ou outra, talvez o "hibridismo" funcione. Já fizeram "live" de uma hora com alunos do Ensino Fundamental? Eu já, é um duplo distanciamento: físico e intelectual.

Sem falar dos perigos com os quais o professor é submetido, uma aula ao vivo na net compromete o professor, por aqueles "errinhos" de desempenho que o professor comete, costumeiros da improvisação, agora gravados para o escárnio do mestre. Aulas boas de bons professores são gravadas sim, mas em estúdios e editadas para ter qualidade. Mas, pagar professor para trabalhar em casa é aberração, né? O escravo não apanha de seu senhor a distância!