A PRINCIPAL ESTATAL SEMPRE DÁ CONJECTURAS... 15h36min.

Hoje é domingo, dia de “descanso’, mas para os aposentados dá impressão que os domingos se repetem todos os dias. Mas isto não quer dizer que estamos “parados”, pois as tarefas do lar são intermináveis, ao mesmo tempo, escrever e atender os caros amigos (as) do Recanto, sempre requer atenção de umas duas horas ao dia, pois até hoje nunca deixamos de retribuir uma visita recebida...

Aqui na região sul janeiro tem sido um mês muito chuvoso, mas apesar disto em nossa cidade o racionamento continua, 36 horas com água e 36 sem...

O objetivo desta sucinta crônica, é tecer algumas palavras sobre a “nossa” maior Estatal, a Petrobrás, criada a 68 ano – 1953 -s pelo estadista Getúlio Dorneles Vargas, que tomou o poder em 1930, e ficou até 1945, voltando em 50 pelo voto popular, numa prova inequívoca em que os 15 anos de seu governo houveram muito mais positivo do que negativo...

Teoricamente, a mais importante Estatal do país, deveria, ao longo dos anos suprir o país de sua necessidade dos derivados do petróleo, e, quando isto fosse alcançado, certamente o excedente seria exportando, com os preços vigentes a níveis internacionais...

Depois disto muita coisa aconteceu, a Petrobras cresceu, se tornando uma das maiores do ramo na extração de petróleo, concomitantemente na “era PT” se tornou o maior foco de corrupção do Planeta, para tristeza dos brasileiros.

No governos HFC, * teve a infeliz ideia, de vender em torno de 40% das ações de “nossa” Estatal, cujo maioria foi negociado na bolsa de Nova Iorque, aos cidadãos americanos, se isto deu uma “folga” ao caixa da empresa, pode ter acontecido, entretanto, isto tem o seu lado negativo, a empresa ficou refém dos acionistas americanos, que querem lucro de suas ações, em detrimento do consumidor brasileiro, que passou a pagar os derivados do petróleo, a níveis internacionais é um tal de sobe e desse de causar perplexidade...

O lado perverso desta “história”, é que o povo brasileiro não está tendo nenhuma vantagem de ter uma Estatal, visto que nos EUA, lá a gasolina custa em média 30 centavos de dólar, R$1,50 centavos, enquanto aqui passa de R$ 4 reais. Aí fica a pergunta: se o povo brasileiro tem que pagar a preços internacionais, só que nosso salário mínimo vai passar para R$1.100, reais, - em torno de 220, dólares- e dos americanos é torno de 1.200 dólares...

Finamente o atual governo deveria rever isto, “agradar” tão somente os acionistas, em detrimento do povo brasileiro? Quando as ações “caíram” de 40, reais para 8 reais, estes acionistas entraram como ação, e a Petrobras, prontamente enviou perto de 8 bilhões de reais para “agradá-los” para que estas ações fossem retiradas da justiça... 16h10min.

Curitiba, 24 janeiro de 2021 – Reflexões do Cotidiano – Saul

https://www.recantodasletras.com.br/autores/walmorzimerman

mensagensespiritas.site walmor.ziemrman@bol.com.br

*Fernando Henrique Cardoso, se elegeu em 94, graças ao Plano Real, elaborado por Itamar Franco e sua competente equipe econômica, se reelegeu em 1998, no final de seu primeiro mandato, - 1998 – se deu a falência da Gurgel, não sei se por “omissão”, ou obedecendo os interesses das multinacionais, que queriam ver o fim desta empresa, genuinamente nacional. Quanto a “nos” também não temos boas lembranças deste seu governo, pois foi naquele período que tivemos que encerrar nossas atividades, na condição de uma empresa de pequeno porte... (1998) Finamente este politico teve, sob as benesses do Governo Militar, o privilégio se aposentar aos 37 anos...

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 24/01/2021
Reeditado em 25/01/2021
Código do texto: T7167664
Classificação de conteúdo: seguro