VINGARÃO OS TEMPOS. E OS HOMENS CONTINUAM CEGOS.

Vingarão os tempos e os homens estarão sempre perdidos na raiz de tudo; o início. Mas ele está lá a desafiar...

“De fato, se admitirmos que o mundo não tenha começo no tempo, uma eternidade terá decorrido até cada instante dado e, por conseguinte, ter-se-á dado uma série infinita de estados de coisas no mundo. Ora, a infinidade de uma série consiste precisamente em que essa série jamais possa ser concluída por uma série sucessiva. Portanto, uma série infinita decorrida no mundo é impossível e, consequentemente, um começo de mundo é condição necessária de sua existência. Esse é o primeiro ponto a ser demonstrado”.

Quem pode contestar essa clareza do Kantismo?

Prevalece o movimento; o início de uma grande série de movimentos. Não há como negar.

“Se admitirmos o ponto de vista contrário, o mundo será um todo infinito de coisas existindo simultaneamente.” Kant

Há como contestar?

Giramos desde que chegamos com vida física, e já pertencíamos a essa Força Maior hegemônica ao que tudo se incorpora, e nesse plano terreno vivemos um hiato com alma que parte em espírito finda a jornada para de novo se integrar ao movimento transcendente, o início; somos físico e etéreo, corpo e alma, pensamento, matéria e espírito.

Essas distâncias são providas pela fé e racionalidade, esta que traz saciedade ao conhecimento. Temos os gnósticos com Tomás de Aquino, racionalidade pelas “Cinco Vias” e agnósticos como Kant, claro em sua também racional razão “pura”.

A fé é mero suplemento.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 24/01/2021
Reeditado em 24/01/2021
Código do texto: T7167530
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.