Viagem

Quando me perguntam qual objetivo da vida. Eu fico a pensar. Porque para mim falta dinheiro, que eu possar realizar meus sonhos. Mas quais são meus sonhos? Casar? Comprar uma casa? Um belo carro? Ser pai? Esses foram sonhos de adolescência, quando eu admirava as famílias e suas relações.

Mas depois de morar junto duas vezes, namorar algumas mulheres e paquerar outras tantas, o que eu quero é apenas escrever, falar de futebol e se possível viajar.

Quantos livros eu li. Quantos quilômetros eu percorri só através da leitura. Estive na Europa várias vezes em diversos tempos diferentes. Percorri a Rota 66 inumeráveis vezes, seguindo os passos de Hunter Thompson e Jack Kerouac.

Estive na França com Madame Bovari. Fui na viagem do pensamento com a Idade da Razão de Jean Paul Sartre. Na Itália estive viajando por diversos lugares. Estive na Revolução Russa em 1917, no assassinato de Trotsky. Na II Guerra Mundial, na Peste Negra, junto com os Panteras Negras lutando contra a violência policial. Fui a Índia com Gandhi, a África com Mandela. Estive marchando com Martin Luther King.

Estava lá vendo o discurso de Malcom X. Andei pelas ruas do Halem. Olhava Picasso pintar quadros e conquistar mulheres. Estava vendo os operários construírem a ponte Golden Gate, com Gay Talese em Fama e Anonimato. Com o mesmo escritor estive vendo pessoas como Voyer em um motel nos EUA.

Tudo através da leitura. Onde vivi grandes amores e decepções. Desvendei casos e mais casos policiais com Agatha Christie. Viagei o Brasil pelos sertões de Euclides da Cunha, antes dele ser assassinado em um caso envolvendo traição conjugal.

Mas hoje estou aqui. Ainda posso fazer a viajem não apenas no pensamento, na imaginação, mas comprando uma passagem e entrando num avião com destino ao lugar que for me levar a experiências reais. Antes que seja tarde e eu pereça.

Carlos Emanuel
Enviado por Carlos Emanuel em 23/01/2021
Reeditado em 23/01/2021
Código do texto: T7166439
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.