Boas Notícias e um pouco de Esperança

Esta semana foi de alegria. Ou quase.
Trump deixa a Casa Branca, retirando um tanto de gás tóxico da atmosfera do planeta.
Ao sul do Equador, a boa notícia foi a chegada das vacinas, o início da vacinação de brasileiros e... Só.
Graças à nossa desastrada política exterior, lambe-botas do ex-ocupante da Casa Branca, compramos brigas com a China e a Índia, países dos quais, agora, dependemos para conseguir mais doses ou insumos para o início da produção delas aqui.
De qualquer modo, foi bom ver o capitão ter que engolir as palavras e correr atrás da vacina chinesa do Dória que agora "não é de governante nenhum, não, viu? É do Brasil". Dá ânimo pensar que parte do eleitorado dele começa a rejeitar esse discurso errático, essas tentativas de transferir a culpa ou de criar mais uma cortina de fumaça, ameaçando novamente a democracia com o uso das forças armadas.
Mas, ainda há os outros. Vi hoje, no face de um amigo de infância, uma postagem dizendo que não importa o que aconteça, seu voto é 17 em 2022. Triste, saber que essa devoção cega, quase religiosa, como a que levou um grupo de lunáticos a invadir o Capitólio na semana passada para evitar a diplomação do Joe Biden nos EUA, exista por aqui.
Resta a esperança de que o caos pelo recrudescimento da pandemia em Manaus, sirva para despertar, nessa gente, um pouco do horror que causa ao resto de nós e que, sem o lastro do Trumpismo, o Brasil consiga submergir desse lodo ideológico em que se encontra, e volte a defender o meio ambiente e as minorias, pelo bem de nossas relações com os americanos e europeus, além, claro de parar de atacar um falso comunismo chinês e vote, como terceiro mundo que é, junto com os indianos, pela quebra de patentes sobre medicamentos e imunizantes no combate à pandemia.
Para reatar, sim, com os países de que dependemos agora, mas, mais ainda, para deixar a lamentável condição de párias, na qual esses incompetentes nos lançaram e de que tanto se ufanam.

 
Texto publicado na minha coluna semanal do jornal Alô Brasília.
Veja no jornal acessando:
http://alo.com.br/impresso/qui-21-01-2021/
Estou na página 8, Vida e Lazer.

Imagem daqui.