III OS CARROS EM NOSSAS VIDAS... 98h11min. (Um visionário quase esquecido). *

Por um lapso “imperdoável” de nossa parte, em nosso singelo texto anterior, deixamos de mencionar uma figura ímpar, um visionário, quase esquecido, imagine nos anos 60 se “atrever a fundar uma indústria genuinamente nacional para fabricar automóveis, concorrendo de frente com grandes indústrias multinacionais, sua chance de vitória se tornava quase impossível, mas isto não o amedrontava...

Engenheiro Mecânico e Eletricista, quase foi reprovado, pois teria que apresentar um projeto de um guindaste, e entregou ao professor um projeto de um pequeno carro, quando seu professor afirmou: carro não se constrói se compra...

Durante algum tempo conseguiu especialização no exterior, trabalhando em empresas multinacionais, que deu a ele uma melhor capacidade empreendedora. Em 1958* cria sua primeira empresa, moldagens de plástico, mas em 01 de setembro de 1969, dá início a seu grande sonho, construir veículos genuinamente nacionais, Gurgel Motores S.A, foi uma sequência de vários modelos de destaque a nível nacional, em 1988 o BR 800, um pequeno carro com tecnologias inovadoras, de durabilidade e de muita economia, muitos modelos foram construídos, Xavantes, que vencia qualquer tipo de terreno, sua indústria chegou a construir mais de 40 mil unidades, que foi um número expressivo para época, todos com fibra de vidro...

Em 1979 o destaque principal, – o primeiro carro elétrico da América Latina, nos primeiros anos de 90, enfrenta uma crise sem precedentes, talvez pelas” forças ocultas” das multinacionais - e o governo, em vez de ajudar, pelo contrário, joga “uma pá de cal”, decretando em final de 1994, sua falência, em uma atitude condenável, pois ao invés de defender o seu espírito de pioneirismo, dificulta, e, opta pelo fechamento desta promissora empresa genuinamente nacional, cujo o seu único “pecado” era ofertar aos brasileiros o orgulho de terem uma indústria automobilista nacional, competindo com as grandes marcas, que aqui tinham aportados ao longo dos anos...

Semelhante ao “voo de Fénix” tentou se reerguer, novamente “forças ocultas” “apoiadas”, pasme! Pelos nossos governantes, impediram que retornasse... Ainda viveria mais 15 anos, com certeza amargurado pela interrupção de seu sonho, não ocasionado por ele, mas por inúmeros fatores bem “estranhos”, que tenazmente lutaram pelo seu insucesso, e, com o apoio dos que deveriam defende-lo...

Finalmente um povo sem memoria é um povo sem alma. Com nossas singelas palavras nos “redimimos” do nosso lapso da omissão de seu nome, como um pioneiro da indústria automobilística em nosso país. 08h53min.

*João Augusto Amaral Gurgel, nasceu em Franca, São Paulo em 25 de março de 1926, faleceu em São Paulo em 30 de janeiro de 2009, aos 82 anos, com sua saúde muito abalada e com serias limitações, em que a interrupção de seus sonhos tenham muito contribuído... Curitiba, 21 de janeiro de 2021 – Reflexões do Cotidiano – Saul

htpps://www.recantodasletras.com.br/autores/walmorzimerman

mensagensespiritas.site walmorzimerman@bol.com.br

*Datas e nomes compilados da Wikipédia.

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 21/01/2021
Código do texto: T7164836
Classificação de conteúdo: seguro