"RECAUCHUTANDO" A HISTÓRIA !

"RECAUCHUTANDO" A HISTÓRIA !

"Pra contar certo tem que ver de perto" !

(frase em poster / na Internet)

-- "É tu que é moleque" !

(côro:) -- MOLEQUE é tu" !

Alguns já me veem como DETRATOR dos 2 grandes nomes da Capoeira em Belém que, segundo pesquisadora, "eu abomino mas que fizeram História e têm até descendência". Ah, sim, "não há INOCENTES na Capoeira", diz ela... portanto, não se deve olhar pequenos deslizes mas, ao contrário, ver os BENEFÍCIOS que produziram. Vamos aos FATOS:

1) eram instrutores COMUNS, não sabiam mais do que qualquer outro da época... se analisar os períodos e locais de aula nos 20 ANOS iniciais (1974/94) se verá que pouco atuaram como professores dela. (*1) Depois disso, se viram OBRIGADOS a "voltar", para reafirmarem suas famas, conseguidas só Deus sabe como !

2) mal usavam a Imprensa, é quase um milagre encontrar reportagens de sua época... só os tais ALUNOS, os verdadeiros, DIRETOS deles, que não foram instruídos por SUBSTITUTOS -- mania de um deles, talvez até de ambos -- poderão contar os fatos antigos como sucederam.

*************

Fico por aqui... acompanhei a Capoeira local apenas entre 1987 e 1993 e só desse tempo posso falar e, nele, mal consegui vislumbrar a atuação deles como Mestres, ou porque 1 tinha "eterno problema no menisco" e o outro só vivia VIAJANDO, não parava em lugar nenhum. O que me parecia melhor poderia ter sido presidente do CCCP, nosso Centro Cultural... contudo, morava em "Parago-bala", no dizer dele em 1988. Peguei depoimentos dele em nov./1987, durante os 3 dias do evento do SESC-Doca, o memorável "Viva Zumbi, Gira Roda", promoção do inesquecível Luís Carlos Morais, cenógrafo de excepcional talento. A fita se perdeu (emprestada por 1 "verme" da Capoeira, cujo filho a destruiu) e, com ela, relato único de Sérgio Nazaré, vulgo "ZUMBI".

A outra fita, essa agora de março/1989 com as duas "maravilhas" foi requisitada (?!) pelo "doente do pé (e ruim da cabeça ?)"... lera as barbaridades que falara e não ía querer "aquilo" circulando por aí ! Nunca soube que eu fizera cópia datilografada dos relatos e, em 1994, editei folheto de 6 páginas com o título de "RESGATE DA VERDADE", onde mostro as CONTRADIÇÕES (e até mentiras) de ambos sobre sua vivência e seu TRABALHO (isso, quando existiu). Como diz emérita pesquisadora -- que nunca vi em Rodas ou "Batizados", exceto os do SESC (1987/89) -- "não há INOCENTES na Capoeira" ! Então, porque ME CRITICAM quando tento mostrar o que NÃO FIZERAM pela nossa Arte-Luta os 2 "deuses" ?!

*******************

3) Falta apenas falar sobre DESCENDÊNCIA... em 40, 45 ANOS "de trabalho" temos de um deles 4 ou 5 ALUNOS FORMADOS (adiante mestres). Não me refiro a quem NOS ANOS 90 "pegou carona" na fama dos 2 e agora "se diz" aluno ou, pior, já sabendo tudo o que sabe, ainda assim "tomou aulas" com tal Mestre. "Ora, me comprem 1 bode"!, dirá a plebe ignara.

Do mais antigo, temos 4 ou 5 JÁ MESTRES em 1976/78, pelo RELATO dele em 1989 e só citou esses, num período de 15 a 17 ANOS. Do outro, pelo RELATO DELE (*2) apenas dois ! Nesse malfadado 1989, de tantos problemas pra mim e para a Capoeira DE BELÉM, êle faria na extinta Academia classe A "Só Ela, Só Êle" mais 1 mestre, a pior "desgraça" de nosso bairro. Que OUTRA HISTÓRIA irá contar "Madame Z" ?! Estou curioso !

"NATO" AZEVEDO (em 19/jan. 2021, 6hs)

OBSERVAÇÕES FINAIS:

Já tenho 5 processos (2 BOs e 1 TCO, fora algo no MP, em 1992) em delegacias, três deles movidos por "capoeiras" de Belém e outros 2, um pela ex-esposa de meu irmão rico e o outro por vizinhos PMs -- distantes 30 metros de minha casa -- devido a problemas com minha mãe, velha demais pra saber o que fazia. Por isso, meu cuidado com o "resultado" de meus escritos ! Dilma "enterrou" a liberdade de expressão no país, TUDO pode virar processo, até a reprodução (não autorizada) de um email ou MSG. Eis a razão de alguns textos irem apenas para AMIGOS nos quais confio, embora ALUNOS ou "netos" dos mestres citados, não os quero ver ILUDIDOS.

(*1) - alguém já se perguntou porque o "precursor da Capoeira" em Belém passa apertos financeiros hoje ?! Mas não teria CENTENAS de alunos EM 45 ANOS de atividade, de ensino ?! Onde estão ?! Acho na WEB pedido de socorro (de 11/junho 2020) em prol do sujeito... quanta humilhação ! Porém a foto o complica ainda mais: caxixi "de Itu" de 1 palmo (segurado pelo DEDÃO), com "fundo invertido", coisa incomum e "baqueta" de 35 cm... é preciso falar algo mais ?! Me fez acompanhá-lo em 1989, em visita a 3 ex-alunos, todos MILIONÁRIOS, filhos de empresários, "barões", como se diz aqui. Lhe viraram as costas, conseguiu uns 200 reais se tanto (eram "cruzados" na época) após esperarmos hora e meia pela boa vontade de um "figurão".

(*2) - Já o outro, nem alunos tinha... "DISPUTAVA" com seu "desafeto" o crédito por um certo AxxxTO (já nem lembro mais !), do qual o primeiro também o acusava "de roubo" do mesmíssimo aluno, seja êle quem fôr. Punha FAIXAS de ensino em meia Capital... duvido que iniciasse aulas nesses locais. Faria um terceiro mestre em junho ou setembro de 1989, na mesma "SÓ ELA" -- Roda de 20 metros de diâmetro, coisa comum naqueles tempos -- de jovem desinteressado que "voava sobre rodinhas" nas ruas de nosso bairro noite e dia, enquanto alguém dava aulas em seu lugar... teve a quem puxar ! NUNCA VI os 2 grandes nomes COM UNIFORME, não pareciam ter, íam aos eventos com roupa comum, quase sempre calça lee, mesmo em "Batizados". O jovem também não tinha uniforme, EU LHE EMPRESTEI abadá (e camiseta?), que não me devolveu ! (NATOAZEVEDO)