Premissas Primordiais

Bem que possa ser limitação, mas, desde os 70 de vida, algumas premissas, que se fixaram como conhecimento, impressionaram-me de forma definitiva, que se tornaram primordiais.

Essas premissas são tão importantes, tão significativas, que na condição de primordiais, são tomadas como referência em todas as análises e reflexões. Espécie de fidelidade ao que se entende como primordial.

Duas, quase sempre presentes, desse restrito conjunto, são:

“os universos e os reinos não surgiram por acaso, tem origem, causa no que poderíamos denominar, numa linguagem científica, de “Desenho Inteligente” e numa linguagem iniciática, “Idéia Cósmica” e numa linguagem religiosa ocidental, Projeto de Deus”;

“dessa Causalidade Criadora resultou Desenho Inteligente, Idéia Cósmica, Projeto Divino, para o reino dos homens, reino hominal”;

“Para que isso se realize, carecemos de trilhar itinerário evolutivo”.

Aos estados, às fases dessa trilha evolutiva, alcançadas pelos indivíduos do reino hominal, poderíamos chamar de estados de consciência, ou estágios de desenvolvimento espiritual.

Pelos indicadores civilizatórios, estamos muito distantes, dentro da linguagem religiosa, da imagem e semelhança de Deus, ou, do que, provavelmente, foi idealizado no Desenho Inteligente, ou na Idéia Cósmica.

Assim, dentro dessa fidelidade às premissas primordiais anteriores, entendo que não foi a descoberta da fissão atômica, ou a fusão nuclear, ou seja, nosso desenvolvimento científico, o responsável por essa absurda tragédia de termos arsenal capaz de destruir meia dúzia de planetas Terra, mas sim a orientação dada a esse conhecimento, por esse nosso estágio evolutivo.

Entendo que não foi a descoberta do fogo, mas a orientação dada a sua utilização, por nosso brutal estado de consciência, ou, praticamente, inexistente desenvolvimento espiritual, o responsável pelos incêndios, como o de Roma.

Entende-se que o escravismo foi o único sistema cujo delineamento esteve compatível com nosso, ainda, estado evolutivo bárbaro.

Entendo que os avatras, os filósofos e outros idealizadores de novos códigos éticos e morais, novas relações humanas e sociais, novos sistemas políticos e econômicos se anteciparam com trilhas a serem percorridas nesse itinerário evolutivo do homem.

Assim, entendo que todas essas construções foram descaracterizadas, desvirtuadas por estados de consciência incapazes de vivenciá-las e implantá-las.

Entendemos nossa incapacidade de vivenciar e implantar a paz, a fraternidade, o amor, a preservação do planeta, doutrinas como: capitalismo, com seu Estado de Direito Democrático; o comunismo, com sua Sociedade Igualitária, sem propriedade privada, sem classes, sem Estado, com "a cada um conforme suas necessidades e de cada um conforme suas potencialidades"; bem como vivenciar as religiões, com seu religar ao divino, ou o recordar do divino, esquecido pelo humano.

Senti necessidade de elaborar esse texto, pois o mesmo encontraria reforço em outros, que registraram indicadores de nossa civilização, bem como justificaria posições registradas em anteriores, bem como a de texto que elaboraremos, sobre questões que nos afetam diretamente, no atual momento de pandemia.

J Coelho
Enviado por J Coelho em 19/01/2021
Código do texto: T7163258
Classificação de conteúdo: seguro