À BEIRA DO "ABISMO" !

À BEIRA DO "ABISMO" !

Há um conceito na Literatura de que "poesia de pé quebrado" (rima pobre) não se conserta, joga-se fora... "pior a emenda do que o soneto", diz-se sarcasticamente. Pois bem, esse "endeusamento" de pessoa que pouco se dedicou a Arte que dizem representar vai contra sua imagem, ao invés de melhorá-la. Embora, por lógica, de tanto se fazer o que não se sabe a gente um dia acaba por aprender, bem ou mal, porém ficam no caminho tantas falhas, "cagadas" que, em vez de brilhar, o sujeito termina "se queimando". Essa juventude que se esforça em levantar hoje sua importância ignora que êle não aparecia em lugar algum nos anos 80 e 90 porque 1) nem morava em Belém, ou 2) por motivo de religião não participava de eventos ou "Batizados", que eram sempre aos sábados ou domingos.

E as aulas ?! No período em que atuamos (de 1987 a 94) meu irmão e eu na atividade -- na capital -- praticamente não se viu a "maravilha" que, como seu "antagonista", de igual fama, parecia abominar o Ensino. Quando se criou a Federação local lá estava o "Grupo" dele -- que ajudamos a "fundar" em junho/1989 e do qual sugeri o NOME -- integrando a entidade, isso em 1994. Alertei um japonês famoso (em carta datilografada), que lhe cedera espaço em sua bela Academia, não ser costume do tal professor DAR AULAS. Não errei... era um amigo (dele e meu) que o fazia e o dono do espaço instalou outro instrutor "no estacionamento", que teria tomado quase todos seus alunos e o deixou "mal na foto". Nascido em 44 ou 46 (até onde sei) teria uns 50 anos na época, portanto, em plena forma física SE PRATICASSE, se ensinasse efetivamente.

Agora o vemos na Internet "arrastando 1 caminhão", imagem sofrível, parece bêbado às vezes... gente, o que vocês estão fazendo com esse homem ?! Deixem-no falar, contar suas estórias, "retocar" antigos depoimentos -- até que nada sobre deles -- mas não lhe cobrem exercícios físicos, as pernas bambas pela responsabilidade de "puxar da memória" o pouco que aprendeu do assunto. Isso é deprimente !

Em um dos seus espaços na Internet havia reportagem com longo texto sobre seu primeiro Batizado aqui, em 9 de outubro de 1974 (com 12 "capoeiras") e nela cita ter aprendido com apenas 1 mestre, por 5 ANOS, em Salvador... em seu depoimento para mim em março/1989 "seria 1", se o apelido do sujeito não pertencesse A OUTRA PESSOA em outra região. Agora aparecem 4 ou 5... é pouco o seu conhecimento para tanto instrutor !

Que interesse teria eu em DESMORALIZAR esse hoje "doutor", situação que pode amanhã suceder comigo ?! Ainda que não me importe essa glorificação atual dele, me irrita que professores -- de Belém a Castanhal, hoje merecidamente mestres -- atuando em nossa atividade DESDE AQUELA ÉPOCA (1986) não recebam homenagem igual... é muita injustiça ! Quando fui requerer espaço no antigo ISEP, em nov./1990, para o treino final de show no TWH, o diretor perguntou se eu conhecia a "figura"... confirmei constrangido ! Pois então que eu avisasse o "ídolo" para IR PAGAR o aluguel do Ginásio, que devia há uns 2 meses ! E o que fizera lá o atual "deus da Dança-Luta" ? "Ofereça graduação" (ía escrever... vendera !), simples assim ! Quem quizesse 1, pagava a taxa (*1) e "escolhia" a sua ! Não estou mentindo, foi o que me contou quem esteve lá e era FÃ do sujeito... haverá HOMEM para confirmar isso ?!

"NATO" AZEVEDO (em 18/jan. 2021, 5hs)

OBS: (*1) COBRAR por corda ou graduação nunca foi delito ou desdouro... apenas um ou outro Mestre aqui abria aulas somente para VENDER camisas do seu Grupo. Ensinar que é bom, NADA ! Felizmente, essa era acabou !