II SERÁ MESMO QUE A FORD ESTÁ DIZENDO “ADEUS”? 11h56min.

Em nosso sucinto texto de ontem, por um lapso de nossa parte faltamos com a “verdade”, pois antes da chegada da Fiat, três indústrias de destaque mundial aportaram em nosso país e com muito sucesso de vendas...

Em 1956, uma indústria alemã, que aqui “chegou”, a DKW Vemag, com motores econômicos, e muita durabilidade, pois houve taxista que chegaram a usar o carro, cuja quilometragem passagem de 400 mil km. Esta empresa de destaque na indústria automobilista acabou sendo adquirida pela Volkswagen, que apesar da “promessa” de continuidade, isto acabou não acontecendo, na realidade dos modelos desta indústria “batia de frente “com Passat...

A Wyllys Oveland com sua primeira fábrica em nosso país, “aportou” em 1959, com os seus modelos econômicos Renaut, de origem francesa, em que os modelos de sucesso foram os Renaut Delphine, Gordine e o Aero Willys, mas tarde esta indústria foi comprada pela Ford, que acabou não dando sequência em sua produção...

Em 1969 a gigante americana, a Chrysler chegou em nossos país, com Dodge Dart, que veio concorrer com o luxuoso Galixe da Ford. A Chrysler diante da alta do petróleo dos anos 70 investiu em um carro menor, o Dodge Polara que concorria com o Passat...

A indústria alemã, a incorporou e não deu sequencia a sua produção.

Na época, tínhamos uma conta na Caixa, e, nos dávamos bem com gerente, que gostava de conversar e contar “histórias”, uma delas, uma cliente de “destaque”, tinha ganho de presente um Dodge Dart RT, o mais luxuoso, havia recebido de um dileto “amigo”, esta pessoa vinha a Curitiba, no sábado e regressava no domingo, ela tinha sempre a missão de busca-lo e leva-lo ao aeroporto para que retornasse à São Paulo, e lá era um rico empresário...

Isto aconteceu nos anos 70, talvez o empresário não esteja mais neste plano, a jovem quem sabe ainda esteja...

Carros, sempre nos trazem recordações em nossas vidas. Quanto a “nós” ao longo de nossa vida, o tivemos de inúmeras maracas, mas nestas cinco décadas, somente tivemos quatro 0 km retirados da loja, o que daria uma média de um pouco mais de 10 anos, isto certamente é muito pouco as montadoras, pois na sua “visão”, o bom cliente é aquele que frequentemente está trocando de carro... 12h34min.

Em tempo: acabei esquecendo, para as pessoas de bom poder aquisitivo, sempre ouve a oportunidade da importação, neste período, pois havia empresas especializadas neste seguimento...

Curitiba, 14 de janeiro de 2021 – Reflexões do Cotidiano – Saul

https://www.recantodasletras.com.br/autores/walmorzimerman

mensagensespiritas.site walmor.zmerman@bol.com.br

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 14/01/2021
Reeditado em 14/01/2021
Código do texto: T7159556
Classificação de conteúdo: seguro